9/12/2025 – O Tribunal Superior do Trabalho formalizou, na última quinta-feira (5), uma parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) que permitirá a contratação de mais pessoas com deficiência intelectual. A iniciativa, parte do compromisso institucional do TST com a inclusão, atende à necessidade de fortalecer equipes que desempenham atividades essenciais ao funcionamento da Corte.
A parceria foi firmada num encontro institucional para marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, e o Dia Nacional da Acessibilidade, em 5 de dezembro. O evento reuniu ministros, servidores, profissionais com deficiência e integrantes da comunidade surda.
“A acessibilidade é um princípio fundamental que sustenta uma Justiça verdadeiramente social e não pode ser vista como um mero detalhe”, afirmou o presidente do TST, ministro Vieira de Mello Filho. “Quando falamos em acessibilidade, falamos em transformação institucional, de espaços, de sistemas, de serviços e, sobretudo, de atitudes.”
Para o ministro, as ações só avançam com engajamento coletivo. “A construção de ambientes inclusivos exige corresponsabilidade e disposição para rever práticas e eliminar barreiras, sejam elas físicas, procedimentais ou atitudinais”, ressaltou. “A palavra a ser empregada é proatividade. O compromisso com a acessibilidade não pode ser um discurso retórico. Sabemos que o caminho enfrenta desafios, mas trata-se de um dever funcional de todos nós.”
Parceria com Apae é ampliada
Com o novo contrato, o TST ampliará o quadro atual e passará a contar com sete profissionais contratados pela Apae. A iniciativa atende demandas da Coordenadoria de Documentação (Cdoc) e de outras unidades. Com a assinatura, o Tribunal passa a contar com sete profissionais: quatro destinados à higienização e conservação de livros e três ao apoio administrativo, além de duas supervisoras responsáveis pelo acompanhamento das atividades.
A presidente da Apae, Erenice Soares de Carvalho, elogiou o comprometimento do Tribunal. “É muito gratificante ver que o trabalho dos ingressos da Apae se materializou como eficiente, tanto que estamos ampliando essa parceria.”
Conheça o trabalho desenvolvido no TST pelos profissionais contratados por meio da Apae-DF:
(Flávia Félix/CF)
Fonte TST
