TRT-RJ e OAB Cabo Frio promovem seminário sobre mediação e conciliação

0
50

Temas como o papel dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs), a reclamação pré-processual e a atuação da advocacia na conciliação trabalhista foram debatidos no evento, realizado no dia 6/9 no auditório da OAB Cabo Frio.

Fotografia do seminário sobre mediação e conciliação no TRT-RJ

Fotografia do seminário sobre mediação e conciliação no TRT-RJ

17/09/2024 – O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ), em parceria com a Seccional de Cabo Frio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), promoveu, no dia 6/9, o 1º Seminário da Comissão de Direito do Trabalho da 20ª Subseção da OAB/RJ. O evento, realizado no auditório da OAB Cabo Frio, reuniu magistrados(as), servidores(as) e advogados(as) para discutir temas fundamentais relacionados à mediação, conciliação e ao papel dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) no âmbito trabalhista.

Entre os(as) presentes na mesa de abertura estavam a coordenadora do Cejusc de 2º grau na capital, desembargadora Mônica Batista Vieira Puglia; o coordenador do Cejusc Niterói, juiz André Villela; a supervisora do Cejusc Capital, juíza Adriana Freitas de Aguiar; a titular da 2ª Vara do Trabalho de Cabo Frio, juíza Renata Orvita Leconte de Souza. Também participaram do debate as advogadas Leticia Aidar, Eliane Molinaro e Renata Britto Barboza, além do presidente da OAB Cabo Frio, Kelven Ambrogi Lima, e do presidente da Comissão de Direito do Trabalho, advogado Antônio José de Araújo.

Durante o seminário, a desembargadora Mônica Puglia destacou o impacto positivo desses encontros ao incentivar a proatividade na resolução de conflitos, com foco em soluções mais ágeis. “Esses encontros têm gerado resultados muito positivos, promovendo uma atitude mais propositiva para a solução das demandas, o que permite uma resposta mais rápida aos desafios jurídicos”, afirmou.

O juiz André Villela, coordenador do Cejusc da 2ª Circunscrição (que abrange Cabo Frio), apontou que eventos dessa natureza são essenciais para divulgar os Cejuscs e esclarecer dúvidas sobre o funcionamento desses centros. Já a juíza Adriana Freitas enfatizou a importância da colaboração entre advogados(as) e o sistema de conciliação. “O sucesso dos métodos autocompositivos depende da adesão da advocacia a uma postura colaborativa dos operadores do direito, estimulando seus clientes a participar ativamente dessas soluções”, disse ela.

Para o advogado Antônio Araújo, o seminário ofereceu aos(às) advogados(as) da Região dos Lagos uma oportunidade valiosa de entender a dinâmica do Cejusc. “Essas iniciativas são fundamentais para melhorar a eficiência das audiências nas varas do Trabalho da região, reduzindo o tempo de espera e promovendo a solução de conflitos de forma mais eficaz”, concluiu.

A gravação do seminário está disponível no canal oficial da OAB Cabo Frio e Arraial do Cabo no Youtube.

 

Fonte: TRT da 1ª Região

$(‘#lightbox-fsxl_ .slider-gallery-wrapper img’).hover(
function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 0);
}, function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 1);
}
);
$(document).ready(function() {
var fsxl_autoplaying=false;
var fsxl_showingLightbox=false;
const fsxl_playPauseControllers=”#slider-fsxl_-playpause, #slider-fsxl_-lightbox-playpause”;
$(“#slider-fsxl_”).slick({
slidesToShow: 1,
slidesToScroll: 1,
autoplay: fsxl_autoplaying,
swipeToSlide: false,
centerMode: false,
autoplaySpeed: 3000,
focusOnSelect: true,
prevArrow:
‘,
nextArrow:
‘,
centerPadding: “60px”,
responsive: [
{
breakpoint: 767.98,
settings: {
slidesToShow: 3,
adaptiveHeight: true
}
}
]
});
$(“#slider-fsxl_”).slickLightbox({
src: ‘src’,
itemSelector: ‘.galery-image .multimidia-wrapper img’,
caption:’caption’
});
});

Liferay.on(“allPortletsReady”, function() {
$(‘#header_custom_print’).attr(‘href’, $(“[title*=’Imprimir’]”).children().attr(‘href’));
})


Fonte CSTJ