A grande inovação do Painel está no gerenciamento quantitativo e qualitativo das ações, com as principais matérias abordadas e a respectiva abrangência do dano.
Imagem de gráfico e pessoa segurando uma caneta para representar Painel de Ações Coletivas no TRT-5 (BA)
5/12/2024 – O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) lançou o Painel de Ações Coletivas do TRT-BA, banco de dados que reúne o acervo dos processos coletivos de cognição ajuizados no âmbito do Regional a partir de 7/1/2020. A novidade está disponível para consulta a magistrados, servidores e advogados por meio de link na página de Ações Coletivas (na aba “Jurisprudência” do portal). A iniciativa é de responsabilidade da Divisão de Gerenciamento de Precedentes e Ações Coletivas (Digepnac), unidade vinculada à Vice-Presidência do Tribunal.
A grande inovação do Painel está no gerenciamento quantitativo e qualitativo das ações, com as principais matérias abordadas e a respectiva abrangência do dano. O objetivo é propiciar pleno conhecimento das ações coletivas em trâmite no Regional para aperfeiçoamento e uniformização de procedimentos e julgamentos. Por meio de filtros de pesquisa, os usuários poderão identificar o tipo de ação de acordo com o foco de interesse.
Em curto prazo, o monitoramento das ações coletivas já subsidiou o Tribunal na identificação de ações repetitivas e de divergência jurisprudencial tendo sido suscitado e admitido o IRDR nº 14, que versa sobre a validade de cláusula de norma coletiva que institui Plano de Benefício Assistencial gerido por sindicato laboral, por meio de empresa especializada, e custeado pelo empregador, encontrando-se pendente de julgamento.
Merece destaque, ainda, a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho, na Vara de Barreiras, com abrangência nacional, o que permitiu a comunicação aos outros Regionais para a ciência da ação, bem como do acordo judicial homologado com mesma abrangência.
O Painel de Ações Coletivas do TRT5 foi desenvolvido pela Digepnac com a Secretaria da Tecnologia, Informação e Comunicações (Setic), com apoio do Laboratório de Inovação (Liods), sob a coordenação da juíza auxiliar da Vice-Presidência, Carla Mascarenhas e supervisão da Desembargadora Vice-Presidente, Léa Nunes, sendo este mais um instrumento para aprimorar o conhecimento e a divulgação das ações coletivas, com melhor gerenciamento e a criação de precedentes qualificados, garantindo-se a efetividade, a isonomia e integridade da jurisprudência do Tribunal.
Fonte: TRT da 5ª Região
$(‘#lightbox-uybw_ .slider-gallery-wrapper img’).hover(
function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 0);
}, function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 1);
}
);
$(document).ready(function() {
var uybw_autoplaying=false;
var uybw_showingLightbox=false;
const uybw_playPauseControllers=”#slider-uybw_-playpause, #slider-uybw_-lightbox-playpause”;
$(“#slider-uybw_”).slick({
slidesToShow: 1,
slidesToScroll: 1,
autoplay: uybw_autoplaying,
swipeToSlide: false,
centerMode: false,
autoplaySpeed: 3000,
focusOnSelect: true,
prevArrow:
‘‘,
nextArrow:
‘‘,
centerPadding: “60px”,
responsive: [
{
breakpoint: 767.98,
settings: {
slidesToShow: 3,
adaptiveHeight: true
}
}
]
});
$(“#slider-uybw_”).slickLightbox({
src: ‘src’,
itemSelector: ‘.galery-image .multimidia-wrapper img’,
caption:’caption’
});
});
Liferay.on(“allPortletsReady”, function() {
$(‘#header_custom_print’).attr(‘href’, $(“[title*=’Imprimir’]”).children().attr(‘href’));
})
Fonte CSTJ