Iniciativa vai ao encontro das políticas sustentáveis instituídas pelo CNJ.

Fotografia do TRT-14 com o verde da paisagem e as bandeiras dos Estados ao lado.
3/4/2025 – O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) deu um passo significativo na adoção de práticas sustentáveis com a conclusão do processo licitatório para a instalação do sistema de energia solar fotovoltaica na Vara do Trabalho de Jaru (RO). Com a homologação pela Diretoria-Geral, a iniciativa entrará na fase de execução, consolidando o compromisso institucional com a eficiência energética e a responsabilidade ambiental.
O projeto, desenvolvido no âmbito do processo administrativo n. 8734/2024, nasceu de uma imersão de escuta ativa idealizada e conduzida no processo de transição da gestão no início do mês de novembro de 2024, pelo atual presidente, desembargador Ilson Alves Pequeno Junior. Essa abordagem reforça a participação institucional na construção de soluções inovadoras para a gestão pública.
A iniciativa está alinhada às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em especial à Resolução nº 594/2024, que instituiu o Programa Justiça Carbono Zero, e à Resolução CNJ nº 400/2021, que estabelece parâmetros para o uso racional de recursos nos tribunais. A principal meta é reduzir os custos operacionais com energia elétrica, promover a modernização da infraestrutura do Judiciário e incentivar o uso de fontes renováveis.
Com a empresa especializada já definida, os próximos passos incluem a formalização do contrato e o início das etapas técnicas, abrangendo a aprovação do projeto junto à concessionária de energia, instalação dos painéis solares, comissionamento e testes do sistema fotovoltaico. Nesta fase, estará à frente a Coordenadoria de Serviços de Infraestrutura e Logística (CSIL).
O presidente do TRT-14 enfatizou a relevância do projeto. “Desde o início da gestão, buscamos implementar soluções inovadoras que aliam eficiência e sustentabilidade. A instalação do sistema fotovoltaico em Jaru marca um avanço importante para o Tribunal e reafirma nosso compromisso com a modernização e a responsabilidade socioambiental. Ademais, a escolha de uma Vara (VT de Jaru) como unidade-piloto demonstra uma estratégia acertada na modernização da infraestrutura do TRT-14, com foco na interiorização, servindo de referência para futuras expansões. Além dos impactos financeiros e ambientais positivos, a implantação do sistema contribuirá para a melhoria dos indicadores institucionais do Tribunal, impactando sua pontuação no Prêmio CNJ de Qualidade, que reconhece boas práticas e eficiência na gestão pública do Judiciário”, ressaltou o presidente gestor de governança e metas do TRT-14, Pequeno Júnior.
Fonte: TRT da 14ª Região
$(‘#lightbox-aklx_ .slider-gallery-wrapper img’).hover(
function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 0);
}, function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 1);
}
);
$(document).ready(function() {
var aklx_autoplaying=false;
var aklx_showingLightbox=false;
const aklx_playPauseControllers=”#slider-aklx_-playpause, #slider-aklx_-lightbox-playpause”;
$(“#slider-aklx_”).slick({
slidesToShow: 1,
slidesToScroll: 1,
autoplay: aklx_autoplaying,
swipeToSlide: false,
centerMode: false,
autoplaySpeed: 3000,
focusOnSelect: true,
prevArrow:
‘‘,
nextArrow:
‘‘,
centerPadding: “60px”,
responsive: [
{
breakpoint: 767.98,
settings: {
slidesToShow: 3,
adaptiveHeight: true
}
}
]
});
$(“#slider-aklx_”).slickLightbox({
src: ‘src’,
itemSelector: ‘.galery-image .multimidia-wrapper img’,
caption:’caption’
});
});
Liferay.on(“allPortletsReady”, function() {
$(‘#header_custom_print’).attr(‘href’, $(“[title*=’Imprimir’]”).children().attr(‘href’));
})
Fonte CSTJ