Trabalho decente, desenvolvimento e os desafios da dignidade no Brasil

0
1

      

 

Com apresentação de Natália Pianegonda e Edney Martins, o episódio conta com a participação da juíza do Trabalho Gabriela Lenz de Lacerda e do juiz do Trabalho Jônatas dos Santos Andrade, auxiliares da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A conversa parte da origem do conceito de trabalho decente, formalizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), e percorre sua construção histórica desde o início do século XX até os tempos atuais. Entre os principais desafios contemporâneos, estão a informalidade, a precarização de direitos e a desigualdade nas relações de trabalho.

O episódio também aborda acordo de cooperação firmado entre o CNJ e o Tribunal Superior do Trabalho (TST), a criação do Observatório do Trabalho Decente do Poder Judiciário e a atuação da Justiça na promoção de políticas públicas voltadas à inclusão, à proteção social e à valorização do trabalho como direito humano.

Uma reflexão sobre trabalho, desenvolvimento e justiça social. Afinal, trabalho digno não é privilégio, é um compromisso coletivo.

Fonte TST