O objetivo foi trocar experiências sobre o combate ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas em Goiás.

Onze pessoas, a maioria homens de terno, e uma mulher, reunidas em um escritório ou sala de conferências com aspecto formal.
12/5/2025 – O conselheiro Alexandre Teixeira, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), se reuniu na tarde de sexta-feira, 9/5, no auditório da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO), em Goiânia, com autoridades da Justiça do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) e com representantes da sociedade civil para trocar experiências sobre o combate ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas em Goiás.
Participaram da reunião os juízes Rinaldo Barros, do TJGO, Eduardo Ribeiro, da Seção Judiciária em Goiás da Justiça Federal, e João Rodrigues Pereira (TRT-GO), integrantes do Comitê Estadual Judicial de Enfrentamento à Exploração do Trabalho em Condição Análoga à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas; o desembargador Mário Bottazzo e o juiz do Trabalho Édison Vaccari, gestores regionais do Programa Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante (Pete+); os procuradores do Trabalho em Goiás Marcello Ribeiro e Tiago Cabral; o auditor-fiscal do Trabalho Roberto Mendes; a superintendente de Direitos Humanos da Seds, Ana Luisa Freire; a assessora do conselheiro Alexandre Teixeira, Eneida Barreto; o secretário-executivo do Projeto Resgate Brasil, Marco Aurélio de Sousa, e o vice-presidente do Comitê Estadual de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas, Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo no Estado de Goiás (Comitrate-GO) e vice-coordenador da Pastoral dos Migrantes, Roberto Portela.
O conselheiro Alexandre Teixeira é coordenador do Fórum Nacional do Poder Judiciário para o Combate ao Trabalho em Condições Análogas à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas (Fontet). Ele esteve em Goiânia para participar do 5º Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário (Enam) e também para conhecer o trabalho da rede de enfrentamento ao trabalho escravo no Estado.
Alexandre Teixeira explicou que sempre que vai a algum Estado procura se reunir com representantes dos Fontets estaduais para um bate-papo e troca de experiências sobre o enfrentamento ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas. Os demais participantes falaram brevemente sobre a atuação das instituições que representam, mencionaram projetos e iniciativas e expuseram dificuldades e desafios enfrentados na luta permanente contra o trabalho escravo e o tráfico de pessoas.
No final da reunião, o conselheiro Alexandre Teixeira enfatizou a importância de os participantes se manterem mobilizados. “Só vamos dar conta do enfrentamento dessas questões se estivermos trabalhando juntos, de forma coordenada e compartilhando experiências. Precisamos ter planos de ação e de articulação. É importante que vocês se fortaleçam regionalmente”, afirmou. Ele agradeceu a presença de todos e se colocou à disposição para ajudar no que for preciso.
O desembargador Mário Bottazzo avaliou que a reunião foi muito produtiva e revelou a necessidade de cooperação e trabalho em rede e com sinergia. “Precisamos aprofundar mais as discussões, incluindo a questão da pobreza estrutural”, salientou.
Fonte: TRT da 18ª Região
$(‘#lightbox-wdoy_ .slider-gallery-wrapper img’).hover(
function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 0);
}, function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 1);
}
);
$(document).ready(function() {
var wdoy_autoplaying=false;
var wdoy_showingLightbox=false;
const wdoy_playPauseControllers=”#slider-wdoy_-playpause, #slider-wdoy_-lightbox-playpause”;
$(“#slider-wdoy_”).slick({
slidesToShow: 1,
slidesToScroll: 1,
autoplay: wdoy_autoplaying,
swipeToSlide: false,
centerMode: false,
autoplaySpeed: 3000,
focusOnSelect: true,
prevArrow:
‘‘,
nextArrow:
‘‘,
centerPadding: “60px”,
responsive: [
{
breakpoint: 767.98,
settings: {
slidesToShow: 3,
adaptiveHeight: true
}
}
]
});
$(“#slider-wdoy_”).slickLightbox({
src: ‘src’,
itemSelector: ‘.galery-image .multimidia-wrapper img’,
caption:’caption’
});
});
Liferay.on(“allPortletsReady”, function() {
$(‘#header_custom_print’).attr(‘href’, $(“[title*=’Imprimir’]”).children().attr(‘href’));
})
Fonte CSTJ