2/12/2025 – A cultura hip hop marcou presença em 10 escolas do Município de Caucaia, no Ceará, na semana passada. Não apenas pela batida da música, mas pela atitude de estimular uma troca entre estudantes e professores para o empoderamento da juventude local.
O rapper e gestor cultural Rafa Rafuagi comandou as atividades do projeto, que mobilizou mais de 700 estudantes. O “Partiu Aula TST” integra o conjunto de ações educativas e socioculturais voltadas à promoção do trabalho decente, à prevenção e à erradicação do trabalho infantil e ao enfrentamento das violências estruturais que atingem adolescentes e jovens da região.
No primeiro (26/11), a ação envolveu 165 jovens. No segundo (27/11), foram 368, e, no terceiro (28/11), 231. A meta inicial era atingir 500 estudantes, mas o resultado final foi de 764, gerando impacto indireto em 2.131 pessoas (familiares e comunidades). A conclusão da 1ª semana, na sexta-feira (29/11), ocorreu no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, com a participação de mais de 300 pessoas, incluindo jovens, adultos, artistas, educadores e lideranças comunitárias de Caucaia e Fortaleza.
Multiplicação
A ideia é transformar os jovens em multiplicadores desses conceitos, que são a base prática da parceria do Tribunal Superior do Trabalho com Rafa Rafuagi. Segundo o artista, o fortalecimento da juventude passa pelo convívio, pelos vínculos entre o ambiente escolar e pelo pertencimento do jovem em relação à escola.
“Instigar o jovem para que se torne uma liderança comunitária fortalece o seu território a partir da colaboração com os seus iguais”,. afirma Rafuagi. “O poder da colaboração é o que vai fazer, no mundo do futuro, com que a gente tenha condição não só de combater o trabalho infantil, mas ao mesmo tempo de promover o trabalho decente.”
Empoderamento
As escolas, escolhidas pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará, estão em territórios de alta vulnerabilidade de Caucaia, com forte incidência de violência urbana e desigualdade social. Os diretores destacaram o empoderamento e a conscientização que a ação “única” proporcionou à juventude local. Foi em meio a uma batalha de rimas na palestra e no resumo em formato de rap que muitos jovens tiveram a oportunidade de ser reconhecidos por seus colegas.
“Fico muito feliz de ter tido essa oportunidade de caminhar junto ao TST, mas principalmente de provar, na prática, que a prevenção sempre será mais eficaz e eficiente do que a repressão”, destaca Rafuagi.
Parcerias
O projeto tem parceria com diversas instituições, como o TRT da 7ª Região (CE), o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Secretaria Estadual de Educação e a Biblioteca Nacional, que doou livros que integrarão uma sala de leitura a ser instalada na região. A Aeronáutica também é parceira, e foi responsável pela logística de transporte dos livros da Biblioteca Nacional até Caucaia.
(Lara Aliano/CF)
Leia mais:
1/12/2025 – Justiça do Trabalho leva projeto de empoderamento juvenil a Caucaia (CE)
Fonte TST


