“Pessoa com deficiência” é o tema da 68ª edição da Revista do TRT-RJ

0
25

A edição aborda reflexões sobre acessibilidade, inclusão social, capacitismo e os reflexos das barreiras atitudinais. A obra traz, além de artigos sobre a temática, notícias sobre o TRT-RJ, decisões de segunda instância, súmulas e notas técnicas.
 

Imagem com o fundo cinza e o texto ''Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região 68''.

Imagem com o fundo cinza e o texto ”Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região 68”.

7/4/2025 – A 68ª edição da Revista do TRT-RJ já está disponível no portal do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ). A obra, editada no primeiro semestre de 2024, é composta por 11 artigos inéditos que abordam o tema “Pessoa com deficiência: acessibilidade, inclusão social, capacitismo e os reflexos das barreiras atitudinais”.

Dentre os artigos desta edição, destaca-se o relato da servidora do TRT-RJ e pessoa com deficiência visual, Maria Villela. “Somos convidados pela servidora Maria Villela a calçar seus sapatos e compreender qual é a aparência do mundo para quem tem deficiência visual. Seu relato em primeira pessoa revela que, em ambientes totalmente adaptados, a pessoa com deficiência não se percebe em desvantagem — um ideal a ser permanentemente buscado”, disse o desembargador e coordenador do Subcomitê da Revista do TRT-RJ, Leonardo da Silveira Pacheco, durante a apresentação da 68ª revista.

O magistrado ressaltou ainda a importância de se discutir o tema abordado nesta obra. “Estou certo de que os artigos que a compõem proporcionarão aos leitores o conhecimento e a empatia tão necessários à nossa sociedade: precisamos tornar a inclusão das pessoas com deficiência uma atitude espontânea e respeitosa, que deve ocorrer sem resistências ou preconceitos”.

Sobre a Revista

A Revista do TRT da 1ª Região, de periodicidade semestral, publica gratuitamente materiais sobre questões jurídicas que permeiam as relações trabalhistas. Seu objetivo primordial é divulgar o pensamento jurídico no TRT do Rio de Janeiro, fomentando reflexões acadêmicas e doutrinárias. É, ainda, fonte de publicação de julgados, conforme o disposto no artigo 183, parágrafo único, do Regimento Interno do TST.

Na página do periódico, é possível encontrar as normas da publicação, edições anteriores e especiais da revista, a composição do seu Subcomitê, além dos contatos da Divisão de Pesquisa e Publicação (Dipep), subordinada à Secretaria de Documentação (SDO).

 

Fonte: TRT da 1ª Região
 

$(‘#lightbox-vgdu_ .slider-gallery-wrapper img’).hover(
function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 0);
}, function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 1);
}
);
$(document).ready(function() {
var vgdu_autoplaying=false;
var vgdu_showingLightbox=false;
const vgdu_playPauseControllers=”#slider-vgdu_-playpause, #slider-vgdu_-lightbox-playpause”;
$(“#slider-vgdu_”).slick({
slidesToShow: 1,
slidesToScroll: 1,
autoplay: vgdu_autoplaying,
swipeToSlide: false,
centerMode: false,
autoplaySpeed: 3000,
focusOnSelect: true,
prevArrow:
‘,
nextArrow:
‘,
centerPadding: “60px”,
responsive: [
{
breakpoint: 767.98,
settings: {
slidesToShow: 3,
adaptiveHeight: true
}
}
]
});
$(“#slider-vgdu_”).slickLightbox({
src: ‘src’,
itemSelector: ‘.galery-image .multimidia-wrapper img’,
caption:’caption’
});
});

Liferay.on(“allPortletsReady”, function() {
$(‘#header_custom_print’).attr(‘href’, $(“[title*=’Imprimir’]”).children().attr(‘href’));
})


Fonte CSTJ