Palestra com foco na cultura do diálogo e pacificação social marca abertura da semana de conciliação no DF

0
19

Idealizado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec) do TRT-10, o evento contou com a presença de autoridades do Poder Judiciário e da advocacia trabalhista.
 

Fotografia da palestra com a presença de pessoas sentadas e o palestrante fazendo o discurso.

Fotografia da palestra com a presença de pessoas sentadas e o palestrante fazendo o discurso.

9/5/2025 – O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) realizou na manhã desta sexta-feira (9) a palestra “Acordos Inteligentes: o Caminho Mais Rápido para Bons Resultados na Justiça do Trabalho”, no Foro do Trabalhista de Brasília. O evento marcou a abertura da 9ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista no Distrito Federal (DF). A semana temática acontecerá de 26 e 30 de maio na Justiça do Trabalho (JT) em todo o país.  

Idealizado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec) do TRT-10, o evento contou com a presença de autoridades do Poder Judiciário e da advocacia trabalhista. A palestra foi conduzida pelo juiz Rogério Neiva, vice-coordenador do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) de 2º grau. Na ocasião, os participantes destacaram a relevância da cultura da conciliação como instrumento para transformar conflitos em soluções sustentáveis do ponto de vista processual.  

Ao participar da abertura do encontro, o presidente do Tribunal, desembargador Ribamar Lima Júnior, destacou que a conciliação vai além da resolução de processos. “Uma sentença pode encerrar um processo, mas é a conciliação que pacifica a relação. A Justiça do Trabalho nasceu da conciliação, e é nosso papel resgatar essa essência”, disse o magistrado.  

A coordenadora do Nupemec, desembargadora Flávia Simões Falcão, ressaltou a importância da união institucional para o fortalecimento da política conciliatória. “O apoio da Presidência do Tribunal tem sido decisivo para o fortalecimento do Nupemec e dos Cejuscs. Conciliar é investir na paz social, e esse trabalho é construído a muitas mãos.”  

Já a diretora do Foro Trabalhista de Brasília, juíza Larissa Lizita Lobo Silveira, enfatizou os efeitos concretos da conciliação na vida dos cidadãos. “Ao longo da minha carreira, testemunhei o impacto transformador de uma boa conciliação. Temos estrutura, temos instrumentos. O que nos falta para conciliar mais e melhor?”, provocou.

A mesa de abertura da palestra também teve a participação da presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Distrito Federal (AATDF), Caroline de Sena Vieira Rosa, e da vice-presidente da Comissão de Direito do Trabalho da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB/DF), Jaqueline Amarilio.  

Palestra

Na palestra “Acordos Inteligentes: O caminho mais rápido para bons resultados na Justiça do Trabalho”, o juiz Rogério Neiva, que também atua como coordenador do Cejusc de Araguaína (TO), destacou o caráter inovador e emblemático do evento, voltado à formação de advogados e realizado com apoio de entidades que representam a categoria no DF. Segundo o magistrado, a iniciativa representa um avanço na promoção de políticas públicas de fomento à resolução consensual de conflitos. O magistrado apresentou os aspectos positivos da sistemática de negociação trabalhista fundamentada em critérios.

Ao se posicionar pela superação do modelo tradicional de “barganha posicional”, o juiz propôs a aplicação de métodos mais eficazes e éticos, com base em estudos em economia comportamental e em pesquisas acadêmicas. “A ideia é apresentar um caminho para que sejam analisadas e elaboradas propostas de acordo com base em análise de risco do resultado do processo, ou seja, olhando o que pode vir a acontecer na sentença”, explicou o juiz Rogério Neiva.

Durante a apresentação, o magistrado abordou a mudança de postura de alguns litigantes em relação à resolução consensual de conflitos e apresentou uma metodologia de análise de risco para embasar propostas de acordo, baseada em três fundamentos: negociação por variáveis; gestão de risco fragmentado; e aplicação de conceitos matemáticos simples. Inspirado no Método Harvard, o juiz defendeu negociações fundamentadas em critérios objetivos. “A proposta visa profissionalizar a conciliação trabalhista, substituindo o improviso por análises fundamentadas e racionais”, pontuou.  

Semana temática  

A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e visa incentivar soluções consensuais de conflitos trabalhistas em todo o país. O TRT-10, por meio de suas unidades no Distrito Federal (DF) e Tocantins (TO), prepara uma série de atividades e mutirões para promover acordos e aproximar ainda mais o Judiciário da sociedade.  

 

Fonte: TRT da 10ª Região
 

$(‘#lightbox-hljm_ .slider-gallery-wrapper img’).hover(
function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 0);
}, function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 1);
}
);
$(document).ready(function() {
var hljm_autoplaying=false;
var hljm_showingLightbox=false;
const hljm_playPauseControllers=”#slider-hljm_-playpause, #slider-hljm_-lightbox-playpause”;
$(“#slider-hljm_”).slick({
slidesToShow: 1,
slidesToScroll: 1,
autoplay: hljm_autoplaying,
swipeToSlide: false,
centerMode: false,
autoplaySpeed: 3000,
focusOnSelect: true,
prevArrow:
‘,
nextArrow:
‘,
centerPadding: “60px”,
responsive: [
{
breakpoint: 767.98,
settings: {
slidesToShow: 3,
adaptiveHeight: true
}
}
]
});
$(“#slider-hljm_”).slickLightbox({
src: ‘src’,
itemSelector: ‘.galery-image .multimidia-wrapper img’,
caption:’caption’
});
});

Liferay.on(“allPortletsReady”, function() {
$(‘#header_custom_print’).attr(‘href’, $(“[title*=’Imprimir’]”).children().attr(‘href’));
})


Fonte CSTJ