Novo sistema de Cartas Precatórias da Justiça do Trabalho é apresentado para TRTs

0
21

Ferramenta integrada ao PJe vai tornar a expedição e cumprimento mais eficiente Solução foi apresentada ao Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor).

Foto do ministro Aloysio na mesa do auditório junto da direção do Coleprecor.

 

21/5/2025 – O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) apresentou, nesta terça-feira (20), na abertura da 4ª reunião ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), o Novo Sistema de Cartas Precatórias da Justiça do Trabalho.

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do CSJT, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, participou do evento e destacou o avanço na efetividade jurisdicional que a nova ferramenta, desenvolvida pelo Tribunal Regional do Trabalho da  2ª Região (SP), vai trazer para a Justiça do Trabalho de todo o país.

“O novo sistema vai dispensar o uso do malote digital para remessa  e promoverá a sua atuação de modo automático pelo juiz”, disse. “Esse novo sistema oferece aperfeiçoamento, com efetividade, com concretude e, assim, nós teremos um processo cada vez mais efetivo, acessível e concreto”, completou.

Parceria institucional

O ministro também destacou que a iniciativa reforça o modelo colaborativo adotado pelo CSJT, que tem contado com o apoio de diversos tribunais regionais no desenvolvimento de ferramentas voltadas ao aprimoramento da prestação jurisdicional na Justiça do Trabalho. 

Nesse modelo do Novo Carta Precatórias, por exemplo, o CSJT conduziu a gestão do projeto que contou com o desenvolvimento da tecnologia com foco na usabilidade do TRT-2 (SP), além da participação do TRT da 12ª Região (SC), que contribuiu com o alinhamento técnico e negocial da nova solução.

Veja também: Justiça do Trabalho adota nacionalmente ferramenta de IA Galileu para auxiliar a produção de sentenças

Novidades do novo Cartas Precatórias

O secretário-geral do CSJT e coordenador nacional do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho, juiz Bráulio Gusmão, detalhou a nova ferramenta para as desembargadoras e desembargadores. Segundo ele, a nova solução passa a integrar diretamente as cartas precatórias ao PJe, facilitando sua emissão e cumprimento. 

“Agora é possível emitir uma carta precatória utilizando apenas o Processo Judicial Eletrônico, sem a necessidade de outras ferramentas. A emissão entre tribunais, que antes utilizava sistemas externos ao PJe, tornou-se mais prática e padronizada, uma vez que o sistema automatiza e organiza a tarefa, permitindo que, em poucos cliques, a carta seja encaminhada diretamente ao juiz deprecado”, explicou.

Identificação por CEP

Segundo o magistrado, a inserção do CEP no processo é um dos facilitadores, dado que o próprio sistema identifica o juízo competente e realiza a distribuição automática. “O CEP permite ao sistema direcionar a carta precatória ao juiz com competência na localidade indicada, agilizando o trâmite”.

(Nathalia Valente/AJ – Foto: Coleprecor)

$(‘#lightbox-jaez_ .slider-gallery-wrapper img’).hover(
function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 0);
}, function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 1);
}
);
$(document).ready(function() {
var jaez_autoplaying=false;
var jaez_showingLightbox=false;
const jaez_playPauseControllers=”#slider-jaez_-playpause, #slider-jaez_-lightbox-playpause”;
$(“#slider-jaez_”).slick({
slidesToShow: 1,
slidesToScroll: 1,
autoplay: jaez_autoplaying,
swipeToSlide: false,
centerMode: false,
autoplaySpeed: 3000,
focusOnSelect: true,
prevArrow:
‘,
nextArrow:
‘,
centerPadding: “60px”,
responsive: [
{
breakpoint: 767.98,
settings: {
slidesToShow: 3,
adaptiveHeight: true
}
}
]
});
$(“#slider-jaez_”).slickLightbox({
src: ‘src’,
itemSelector: ‘.galery-image .multimidia-wrapper img’,
caption:’caption’
});
});

Liferay.on(“allPortletsReady”, function() {
$(‘#header_custom_print’).attr(‘href’, $(“[title*=’Imprimir’]”).children().attr(‘href’));
})


Fonte CSTJ