Novas ações ajudam a consolidar a linguagem simples no TRT-MG

0
30

Desde 2023, está em vigor o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples que estimula ações que favoreçam a comunicação entre o Judiciário e a sociedade.
 

Fotografia com 4 livros enfileirados.

Fotografia com 4 livros enfileirados.

22/4/2025 – Duas novas iniciativas de acessibilidade comunicacional, elaboradas pela Secretaria de Comunicação (Secom) do TRT-MG, contribuem para estimular a linguagem simples no ambiente da Justiça do Trabalho. A linguagem Simples é uma das principais bandeiras do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no sentido de tornar a Justiça mais acessível e compreensível para todos. A iniciativa teve ampla adesão do TRT-MG, que inclusive foi premiado em 2024 por suas ações neste sentido, com esforços para aplicação da linguagem direta e compreensível em seus comunicados, especialmente em decisões judiciais. Desde 2023 está em vigor o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples que estimula ações que favoreçam a comunicação entre o Judiciário e a sociedade.

Vídeos

Ainda em abril, uma série de vídeos, será publicada no canal do TRT-MG, no Youtube, para esclarecer as dúvidas mais frequentes dos cidadãos sobre o funcionamento da justiça trabalhista. Fomos às ruas ouvir as pessoas sobre se elas sabem pra quê serve a Justiça do Trabalho; como entrar com uma ação trabalhista; como acompanhar um processo e o que elas sabem sobre a possibilidade de conciliar conflitos trabalhistas. Os questionamentos foram respondidos por magistrados e servidores do Tribunal, de forma simples e direta. Os vídeos foram produzidos pela equipe da TV TRT-MG com a parceria do coLABore, Laboratório de Inovação do Regional mineiro.

Pop Cards

Para driblar a exclusão digital de milhares de cidadãos foi idealizada uma outra ação: a distribuição de Pop Cards na entrada de diversos prédios da JT na capital, com informações sobre o funcionamento da justiça trabalhista e prestações de serviços gerais. Os Pop Cards são peças gráficas, usadas para divulgar de forma atrativa e simples toda e qualquer informação útil ao cidadão. Eles são pequenos cartões ilustrados, que podem ser visualizados e guardados facilmente para consultas posteriores pelo público. A iniciativa foi desenvolvida em parceria da Secom com a Comissão de Inovações Judiciárias, coordenada pela desembargadora Jaqueline Monteiro de Lima e com o Programa Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do TRT-MG, que tem a desembargadora Adriana Goulart de Sena Orsini como gestora regional.

 

Fonte: TRT da 3ª Região

$(‘#lightbox-qrad_ .slider-gallery-wrapper img’).hover(
function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 0);
}, function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 1);
}
);
$(document).ready(function() {
var qrad_autoplaying=false;
var qrad_showingLightbox=false;
const qrad_playPauseControllers=”#slider-qrad_-playpause, #slider-qrad_-lightbox-playpause”;
$(“#slider-qrad_”).slick({
slidesToShow: 1,
slidesToScroll: 1,
autoplay: qrad_autoplaying,
swipeToSlide: false,
centerMode: false,
autoplaySpeed: 3000,
focusOnSelect: true,
prevArrow:
‘,
nextArrow:
‘,
centerPadding: “60px”,
responsive: [
{
breakpoint: 767.98,
settings: {
slidesToShow: 3,
adaptiveHeight: true
}
}
]
});
$(“#slider-qrad_”).slickLightbox({
src: ‘src’,
itemSelector: ‘.galery-image .multimidia-wrapper img’,
caption:’caption’
});
});

Liferay.on(“allPortletsReady”, function() {
$(‘#header_custom_print’).attr(‘href’, $(“[title*=’Imprimir’]”).children().attr(‘href’));
})


Fonte CSTJ