Ministro Aloysio Corrêa da Veiga é homenageado no Tribunal Pleno

0
1

8/9/2025 – O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, conduziu nesta segunda-feira (8) sua última sessão do Tribunal Pleno. Ele se aposentará em 1º de outubro, ao atingir a idade-limite de 75 anos para o exercício da magistratura, e a posse da nova direção está marcada para 25/9. 

Ao lembrar seus 44 anos de carreira na magistratura, o ministro agradeceu aos colegas pela oportunidade de reafirmar o papel, a autoridade e a competência da Justiça do Trabalho. “O Direito do Trabalho é a consequência do resgate da dignidade, e a Justiça do Trabalho é responsável por garantir a estrutura da paz social”, afirmou. 

Ministras e ministros prestaram homenagem ao presidente durante a sessão, lembrando as principais contribuições do magistrado ao longo de sua trajetória.

Segurança jurídica

“Sua gestão será registrada como uma guinada do Tribunal no sentido de dar mais segurança jurídica a toda a Justiça do Trabalho e a todo o segmento produtivo, na medida em que vai fixando teses jurídicas com caráter vinculante”, afirmou o ministro Ives Gandra Martins Filho, decano do TST.

Conciliação

O ministro Lelio Bentes Corrêa, que o antecedeu na Presidência, lembrou que, para além da aprovação de inúmeros precedentes vinculantes, o ministro Aloysio foi, ao longo de sua carreira, um impulsionador da conciliação, contribuindo, com sua atuação, para profissionalizar os núcleos de conciliação e torná-los mais eficientes. “Centenas de milhares de cidadãos tiveram seus conflitos resolvidos rapidamente graças a esse impulso à mediação e à conciliação”, ressaltou.

Diretriz

Para o atual vice-presidente do TST, ministro Mauricio Godinho Delgado, o ministro Aloysio conseguiu, num período de apenas 11 meses, colocar o Tribunal no rumo da reafirmação de sua competência e de sua jurisprudência, “estabelecendo uma diretriz para a Justiça do Trabalho que seguramente perseverará nos próximos anos”.

O ministro Vieira de Mello Filho, que assumirá a Presidência do TST no próximo dia 25, juntamente com as ministras Maria Cristina Peduzzi, Dora Maria da Costa, Kátia Arruda e Morgana Richa e os ministros Agra Belmonte, José Roberto Pimenta, Hugo Scheuermann, Cláudio Brandão, Evandro Valadão, Caputo Bastos (próximo vice-presidente do TST), Alberto Balazeiro e Fabrício Gonçalves também se manifestaram, destacando a amizade, a dedicação e o compromisso do presidente. Ao fim das homenagens, o ministro Aloysio Corrêa da Veiga, emocionado, foi aplaudido de pé pelos integrantes da Corte e pela plateia presente à sala de sessão.

 
 

Fonte TST