Mídias JT: ferramenta criada pelo TRT-17 é nacionalizada para toda a Justiça do Trabalho

0
17

10/9/2025 – Desde segunda-feira (8) está disponível para uso em toda a Justiça do Trabalho a solução Mídias JT. A plataforma, criada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (ES), utiliza inteligência artificial para transcrever automaticamente áudios e vídeos de processos judiciais.  

A nacionalização da ferramenta foi possível graças a uma parceria do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e o Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, criador da solução. Dessa maneira, além do TST, todos os TRTs agora podem contar com a ferramenta que vai otimizar a rotina de trabalho em toda a instituição.

Reconhecimento nacional

A nacionalização do Mídias JT foi formalizada em julho, com a assinatura de acordo de cooperação técnica entre o TRT-17 e o CSJT. Na ocasião, o ministro Aloysio Corrêa da Veiga, presidente do CSJT, destacou que “o Mídias JT é um sábio emprego da tecnologia. Boas ideias precisam ser divulgadas, ampliadas e celebradas.”

Para o ministro, o uso de inteligência artificial na transcrição de conteúdos audiovisuais não substitui o humano, mas fortalece a própria oralidade no processo, promovendo documentação eficiente e fiel.

Mais facilidade para acompanhar audiências e manifestações orais

Um dos destaques da ferramenta é a exibição da transcrição sincronizada com o vídeo, incluindo marcação de tempo e identificação de locutores, o que facilita o acompanhamento de audiências e manifestações orais.

Para apoiar a utilização da solução, a equipe do TRT-17 (ES) elaborou vídeos instrutivos, que estão disponíveis na tela inicial da aplicação.

Como acessar e utilizar

Para adotar a solução, os tribunais devem realizar previamente as configurações técnicas já encaminhadas às Secretarias de Tecnologia da Informação e Comunicação. Após a configuração, o acesso ocorre de forma centralizada, por meio de login e senha da Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ), disponível em https://midias.jt.jus.br.

Na plataforma, é possível pesquisar as transcrições e as mídias pelo número do processo. A ferramenta permite baixar a transcrição completa ou formatada, realizar edições no texto para correção de eventuais erros, filtrar trechos por locutor e alterar a identificação do orador em segmentos específicos.

Perfis autorizados

Nesta versão, a funcionalidade de transcrição por upload de arquivos está habilitada para os seguintes perfis associados ao PJe:

  • Primeiro grau: Administrador Técnico, Administrador Negocial, Diretor de Secretaria, Secretário de Audiência, Magistrado e Assessor.
  • Segundo grau: Administrador Técnico, Administrador Negocial, Diretor de Secretaria, Secretário da Sessão, Magistrado e Assessor.

Compromisso com a inovação

A disponibilização nacional do Mídias JT representa um marco no processo de modernização da Justiça do Trabalho. A iniciativa alia tecnologia, acessibilidade e eficiência processual, oferecendo ganhos práticos para magistrados, servidores, advogados e jurisdicionados.  

Em fase experimental desde 2023 no próprio TRT-17, o Mídias JT também já vinha sendo testado no TST e em outros TRTs, como parte do projeto de expansão coordenado pelo CSJT.

 

Fonte: TRT da 17ª Região

Fonte CSTJ