Magistrados e advogados participam da 1ª edição do Prosa no Cejusc

0
21

Evento fez parte de um cronograma de ações que tem a finalidade de aumentar o comparecimento das partes às audiências e ampliar os índices de conciliação.
 

Magistrados e advogados participam da 1ª edição do Prosa no Cejusc.

Magistrados e advogados participam da 1ª edição do Prosa no Cejusc.

12/5/2025 – Na última sexta-feira (9/5), o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL) realizou, por meio do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC), a primeira edição do projeto “Prosa no Cejusc”. O evento foi direcionado a magistrados e servidores do Regional, representantes da advocacia pública e privada, partes processuais, sindicatos de trabalhadores e empregadores, com a finalidade de prepará-los para a IX Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, que ocorrerá de 26 a 30 de maio.

Ao destacar a importância da conciliação, o desembargador-presidente do TRT/AL, Jasiel Ivo, refletiu sobre a exploração da classe trabalhadora desde o advento da Revolução Industrial ao que denominou de superexploração gerada pela pejotização e pela tecnologia. “Atualmente, essa neocolonização está revestida de uma sutileza que a maioria das pessoas não tem conseguido entender, que é a falácia de incutir na mente dos trabalhadores que eles são empreendedores, e esse modelo de exploração é legal”, avaliou.

Em seguida, o desembargador Roberto Gouveia, coordenador do Cejusc do 2º grau, ponderou sobre as conjunturas precursoras que resultaram na criação da Justiça do Trabalho (JT) e chamou atenção para a relevância desse ramo do judiciário para o equilíbrio das relações de trabalho. “Nós incomodamos porque funcionamos. A conciliação é, em sim, necessária e tem a importância de ser a conjunção de interesses de quem está em litígio”, salientou.

Na sequência, a juíza Alda Barros, coordenadora do Cejusc do 1º Grau, ressaltou que a conciliação não deve ser compreendida como um instrumento para reduzir despesas, mas como um mecanismo de garantia e efetividade dos direitos sociais. Ela ainda comentou que o juiz deve agir com muita responsabilidade para confirmar se os termos conciliados estão de acordo com as normas trabalhistas. Já o juiz Alonso Filho, presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 19ª Região (Amatra 19) e titular da 10ª VT da capital, enfatizou que sempre busca incentivar as partes a realizar o melhor acordo possível.

Para o juiz José dos Santos Júnior, coordenador substituto do Cejusc de 1º grau, o bom conciliador não é aquele que desempenha essa função somente na Justiça do Trabalho, mas que mantém um estado de espírito apaziguador consigo próprio, com a família e as demais pessoas no dia a dia. “O acordo ideal  é quando você concilia interesses e as partes saem revestidas de um senso de dignidade mínima”, mencionou.

Logo após, o desembargador Marcelo Vieira, ouvidor do Tribunal, frisou que a conciliação não deve ser realizada de qualquer forma, mas de uma maneira que transmita às partes o sentimento de justiça. A advogada Valéria Fidélis, representando a Associação dos Advogados Trabalhistas de Alagoas (AATAL), analisou o papel ético do advogado para a conciliação trabalhista e refletiu sobre valores como respeito, empatia, princípios morais e lealdade. “É tudo isso que devemos trazer para o processo”, observou.

Posteriormente, o superintendente regional do trabalho em Alagoas, Cícero Filho, advertiu que a chamada uberização tem sido muito danosa à classe trabalhadora. “Sem dúvida alguma, essa forma de exploração tem adoecido os trabalhadores”.

Na ocasião, a procuradora do Estado de Alagoas, Marialba Braga, afirmou que a JT sempre foi primordial para promover a justiça social no estado. Também fizeram uso da palavra os advogados da Caixa Econômica Federal, Bruno Peixoto e José Alberto de Albuquerque.

Segundo Peixoto, a CEF tem uma atuação forte no sentido de promover a conciliação tanto na área trabalhista quanto na cível e, para a Semana deste ano, colocará 3 mil processos em pauta em todo o país.  José Alberto pontuou que os Cejuscs representam a sala VIP da JT, onde se realiza um atendimento humanizado por pessoas de extrema sensibilidade. “É aqui na Justiça do Trabalho que as relações entre patrões e empregados se igualam. Da nossa parte, não iremos permitir a realização de acordo que irá trazer prejuízos a alguém”, asseverou.

O advogado Fernando Dórea, representando a OAB/AL, parabenizou o Tribunal pela realização do evento e disse que a Ordem está à disposição do Regional Trabalhista para ajudar a realizar uma grande semana de conciliação.

Preparação –  O Prosa no Cejusc faz parte de um cronograma de ações que também tem a finalidade de aumentar o comparecimento das partes às audiências, ampliar os índices de conciliação, fortalecer a cultura da pacificação social e promover um ambiente amistoso e dialógico entre os participantes. Na oportunidade, os servidores Sóstenes Lima e Antônio Henrique Teixeira Neto, bem como o advogado Luiz Claudio Alexandre dos Santos, animaram o ambiente com uma apresentação musical.

 

Fonte: TRT da 19ª Região
 

$(‘#lightbox-odby_ .slider-gallery-wrapper img’).hover(
function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 0);
}, function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 1);
}
);
$(document).ready(function() {
var odby_autoplaying=false;
var odby_showingLightbox=false;
const odby_playPauseControllers=”#slider-odby_-playpause, #slider-odby_-lightbox-playpause”;
$(“#slider-odby_”).slick({
slidesToShow: 1,
slidesToScroll: 1,
autoplay: odby_autoplaying,
swipeToSlide: false,
centerMode: false,
autoplaySpeed: 3000,
focusOnSelect: true,
prevArrow:
‘,
nextArrow:
‘,
centerPadding: “60px”,
responsive: [
{
breakpoint: 767.98,
settings: {
slidesToShow: 3,
adaptiveHeight: true
}
}
]
});
$(“#slider-odby_”).slickLightbox({
src: ‘src’,
itemSelector: ‘.galery-image .multimidia-wrapper img’,
caption:’caption’
});
});

Liferay.on(“allPortletsReady”, function() {
$(‘#header_custom_print’).attr(‘href’, $(“[title*=’Imprimir’]”).children().attr(‘href’));
})


Fonte CSTJ