27/8/2025 – O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) inaugurou, nesta terça-feira (26), a exposição “CSJT 20 Anos”, que integra as comemorações pelas duas décadas de criação do órgão. A mostra ficará aberta ao público no edificio-sede do Tribunal Superior do Trabalho (5º andar do Bloco A) até 31 de outubro
A iniciativa apresenta a trajetória da instituição, com números, histórias, projetos e ações que marcaram esse período. Na cerimônia de abertura da exposição, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do CSJT, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, ressaltou que a mostra não apenas resgata a memória institucional, mas reforça o compromisso do Conselho com o fortalecimento da Justiça do Trabalho e a prestação de serviços de qualidade à sociedade.
“Essa exposição reflete como o CSJT se tornou um pilar fundamental para a Justiça do Trabalho, impulsionando a eficiência, a transparência e a modernização”, disse. “Todos verão de perto como os nossos projetos e iniciativas ao longo desses anos agilizam processos, fiscalizam com rigor e otimizam a alocação de recursos financeiro, tecnológico e humano”, completou.
A exposição
Entre os destaques da mostra está um totem interativo, com quatro monitores exibindo ações e produtos desenvolvidos pelo CSJT ao longo dos anos. O material apresenta, , por exemplo, depoimentos e informações sobre temas sociais da qual o conselho coordenou e tem coordenado nesse periodo, como a cultura do trabalho seguro e descente, o combate ao trabalho infantil e o estímulo a aprendizagem, além da da Política de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência e o combate ao tráfico de pessoas.
A exposição conta ainda com três painéis centrais, que destacam o CSJT como marco da nova era da Justiça do Trabalho, e três painéis giratórios, que retratam a composição do Conselho ao longo do tempo e curiosidades sobre o processo legislativo que deu origem à instituição.
Outros elementos incluem publicações sobre Planos Estratégicos da Justiça do Trabalho, obras relacionadas a programas sociais como o Programa Trabalho Seguro, medalhas e placas comemorativas, prêmios conquistados pelo órgão, além de um telão exibindo o documentário sobre os 20 anos do CSJT.
A exposição “CSJT 20 Anos” é aberta a todos os interessados e representa uma oportunidade única de conhecer de perto a trajetória de uma das principais instituições da Justiça do Trabalho brasileira.
Livro comemorativo
Além da exposição, o ministro Aloysio Corrêa da Veiga fez o lançamento do livro institucional “Conselho Superior da Justiça do Trabalho” que, assim como a exposição, traz os principais destaques da atuação da CSJT ao longo dos anos e nos tempos atuais.
Os (as) secretários-gerais do conselho que atuaram ao longo dessas duas décadas foram homenageados com a entrega de medalhas comemorativas. “Essa medalha é cunhada para celebrar e realçar nosso percurso. Cada um dos secretários-gerais, com liderança e trabalho incansável, foi essencial para a construção do legado. Um legado de excelência que estamos a celebrar”, disse o presidente.