Justiça do Trabalho participa de evento sobre Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade no Poder Judiciário no RJ

0
57

O 4º FestLabs será realizado de 11 a 13 de setembro, no Rio de Janeiro. TST, CSJT e alguns TRTs vão participar com estandes apresentando projetos inovadores.

Foto do Cristo Redentor em perspectiva entre galhos de uma arvore abaixo do Corcocavado

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

10/9/2024 – O Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) vão participar ativamente do 4º FestLabs sobre Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário. O evento será realizado de 11 a 13 de setembro no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. 

O festival, que se consolida como uma plataforma singular para a troca de ideias e o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelo sistema judicial, conta com uma programação dinâmica que inclui palestras, workshops e painéis interativos. 

Combate ao Assédio Eleitoral 

Outra ação de destaque é a campanha de combate ao Assédio Eleitoral, em especial um painel de monitoramento das ações de assédio eleitoral que é feito por um robô criado no TRT-9 (PR). A campanha, que tem como slogan “Seu voto, sua voz – Assédio eleitoral no trabalho é crime”, é promovida pelos tribunais do Trabalho em todo o país, em parceria com a Justiça Eleitoral e os Ministérios Públicos do Trabalho e Eleitoral. 

Por meio desta ação, a Justiça do Trabalho busca resguardar as relações de trabalho e, ao mesmo tempo, preservar a democracia e a liberdade de escolha, essencial para a lisura das eleições. A iniciativa propõe a conscientização, assim como a adoção de medidas concretas para coibir as infrações. Com isso, a Justiça do Trabalho atuará durante todo o período eleitoral, inclusive com designação de magistrados e magistradas plantonistas.

Saiba mais: Justiça do Trabalho lança campanha de combate ao assédio eleitoral no trabalho

Monitor do Trabalho Decente 

Em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, o TST e o CSJT contará com um estande dedicado à apresentação do Monitor do Trabalho Decente. A ferramenta, desenvolvida pela Justiça do Trabalho, é uma solução de inteligência artificial (IA) que reúne dados e informações sobre processos julgados na Justiça do Trabalho relativo aos temas: trabalho infantil, assédio sexual, contratos de aprendizagem e trabalho análogo ao escravo. 

As informações são disponibilizadas em painéis de Business Inteligence (BI) que utilizam dados de sentenças, decisões e acórdãos proferidos por magistradas e magistrados da Justiça do Trabalho a partir de 1º de junho de 2020. O monitor é uma uma iniciativa de inovação criada pelo judiciário trabalhista para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ilustração do evento. Fundo verde claro com ilustração do cristo, arcos da lapa e bodinho. Está escrito 4º FestLabs - Inovação, tecnologia e sustentabilidade 11,12 e 13 de setembro de 2024. Oficinas

O TST também vai promover uma oficina sobre a utilização das abordagens de Design Thinking e Resolução Criativa de Desafios:  Aplicando a cocriação para o desenvolvimento de soluções eficazes (TST). 

Outras iniciativas

Além do TST e do CSJT, outros TRTs também vão apresentar produtos inovadores, como é o caso do TRT-1 (RJ), anfitrião do evento, para apresentar o projeto e-Garimpo, solução finalista do Prêmio de Inovação do Poder Judiciário. A ferramenta otimiza a oferta de valores quando um processo com saldo remanescente em conta judicial é arquivado, padronizando e condicionando o crédito à ordem de preferência pré-estabelecida.

O TRT-12 (SC) também terá um estande no evento sobre a atuação do laboratório de inovação do tribunal. Serão expostos prrojetos e metodologias, assim como uma breve apresentação sobre o plano integrado de gestão usando OKR e o modelo de Governança das demandas da inovação.

Para mais informações, acesse o site oficial do evento.

(Ana Clara Neves Magalhães/AJ)

$(‘#lightbox-zlrt_ .slider-gallery-wrapper img’).hover(
function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 0);
}, function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 1);
}
);
$(document).ready(function() {
var zlrt_autoplaying=false;
var zlrt_showingLightbox=false;
const zlrt_playPauseControllers=”#slider-zlrt_-playpause, #slider-zlrt_-lightbox-playpause”;
$(“#slider-zlrt_”).slick({
slidesToShow: 1,
slidesToScroll: 1,
autoplay: zlrt_autoplaying,
swipeToSlide: false,
centerMode: false,
autoplaySpeed: 3000,
focusOnSelect: true,
prevArrow:
‘,
nextArrow:
‘,
centerPadding: “60px”,
responsive: [
{
breakpoint: 767.98,
settings: {
slidesToShow: 3,
adaptiveHeight: true
}
}
]
});
$(“#slider-zlrt_”).slickLightbox({
src: ‘src’,
itemSelector: ‘.galery-image .multimidia-wrapper img’,
caption:’caption’
});
});

Liferay.on(“allPortletsReady”, function() {
$(‘#header_custom_print’).attr(‘href’, $(“[title*=’Imprimir’]”).children().attr(‘href’));
})


Fonte CSTJ