1/12/2025 – O projeto “Partiu Aula” chegou a Caucaia, no Ceará, na última quarta-feira (26) com o foco no empoderamento juvenil. A parceria do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7) vai alcançar 500 estudantes de nove escolas e uma unidade do sistema socioeducativo de Caucaia.
Em formato de talkshow, o bate-papo é conduzido pelo rapper, escritor e ativista social Rafa Rafuagi a partir de dinâmicas e batalhas de rimas, com participação do público, para abordar o dia a dia do território no qual os adolescentes vivem. A Secretaria de Educação do Estado do Ceará priorizou unidades de ensino que atendem adolescentes do ensino fundamental e médio.
A juíza do trabalho Izabella Ramos, auxiliar da Presidência do TST, explica que o projeto alcança o ensino fundamental II e médio de escolas públicas do Município de Caucaia. Segundo ela, a escolha tem potencial transformador para a construção de um futuro mais justo e inclusivo para adolescentes e jovens com capacidade para replicar a experiência em diferentes contextos. “A partir do projeto, será possível evoluir em sinergia com outros atores que compõem o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente”, afirma.
Ações da Justiça Social
O “Partiu Aula” integra um conjunto de ações educativas e socioculturais destinadas a promover o trabalho decente e pervenir e erradicar o trabalho infantil que atinge adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. A Cultura Hip Hop assume o papel de instrumento pedagógico e de transformação cidadã.
Audiência pública
As ações envolvem a realização, na quinta-feira (4), de uma audiência pública com a participação do TST, do TRT-7 e do Ministério Público do Trabalho (Rede Peteca) para fomentar o trabalho em rede em Caucaia e ampliar ações que garantam proteção integral e prioritária ao público alvo. O tema da audiência é “Infância, Adolescência e Juventude no Município de Caucaia: mapeamento da situação atual e propostas locais para implementação e/ou incremento de ações que garantam sua proteção integral e prioritária contra todo e qualquer tipo de violência”.
O evento será na Câmara Municipal de Caucaia, a partir das 9h, e revela a preocupação do Judiciário Trabalhista com a proteção integral e prioritária que deve ser garantida a toda criança, adolescente e jovem.
Durante as ações, o TST, a partir de parceria com a Biblioteca Nacional, distribuirá 2,5 mil livros para fortalecer o sistema socioeducativo e doará 100 computadores para aperfeiçoar os laboratórios de informática.
Proteção da juventude
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Caucaia tem uma das maiores populações jovens do Ceará e apresenta desafios estruturais marcados pela vulnerabilidade socioeconômica desse público.
Outro dado importante, dessa vez do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção a Adolescentes no Trabalho (FNPETI), aponta que, apesar de o Ceará terreduzido em 81% o trabalho infantil a partir de 2004, municípios como Caucaia continuam apresentando casos recorrentes.
Fonte TST
