Instituições interessadas devem apresentar propostas de pesquisa até 13 de outubro.
23/9/2024 – A Comissão Nacional de Pesquisa Judiciária e Ciência de Dados da Justiça do Trabalho (CNPJD), responsável por fomentar e realizar pesquisas empíricas e diagnósticos sobre a Justiça do Trabalho, lançou nesta semana edital para a 1ª Edição da Série “Pesquisa Judiciária Trabalhista”.
O programa tem o objetivo de selecionar instituições de ensino superior, públicas ou privadas (sem fins lucrativos), e fundações de apoio à pesquisa a participarem de pesquisas que abordarão temas fundamentais para a Justiça do Trabalho. Está vedada a participação de pessoas jurídicas de direito privado que desempenhem finalidade lucrativa.
As pesquisas selecionadas receberão apoio financeiro para sua realização, com o objetivo de subsidiar a formulação de políticas públicas baseadas em evidências.
Campos temáticos
Nesta primeira edição, três temas foram selecionados como prioritários pela CNPJD:
- Tratamento de Demandas e Conflitos Coletivos nos Tribunais Regionais do Trabalho: Este tema visa analisar como os conflitos coletivos são tratados nos tribunais regionais, buscando identificar práticas e desafios enfrentados na resolução dessas demandas.
- Discriminação e Interseccionalidade nas Decisões da Justiça do Trabalho: Focado em explorar como questões de discriminação e interseccionalidade são tratadas nas decisões judiciais, este tema é de suma importância para compreender como a justiça laboral lida com as complexidades das múltiplas formas de discriminação.
- Tratamento Constitucional de Conflitos em Matéria Trabalhista no Supremo Tribunal Federal: Esta linha de pesquisa pretende examinar como os conflitos trabalhistas são abordados no âmbito do Supremo Tribunal Federal, com foco no tratamento constitucional dado a essas questões.
Consulte a íntegra do edital.
Prazo para o envio das propostas
As instituições interessadas têm até 13 de outubro para apresentarem suas propostas. O documento deve incluir diagnósticos detalhados e metodologias mistas, combinando análises qualitativas e quantitativas para oferecer uma visão abrangente dos temas investigados.
O programa Pesquisa Judiciária Trabalhista é uma articulação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT) para o aprimoramento da Justiça do Trabalho. O objetivo é implementar políticas públicas judiciárias efetivas e permitir que decisões judiciais sejam ainda mais fundamentadas em estudos empíricos, refletindo as necessidades e realidades da sociedade brasileira.
Saiba mais sobre a Pesquisa Judiciária e Ciência de Dados na Justiça do Trabalho.
(Flávia Felix/AJ)
$(‘#lightbox-tpzj_ .slider-gallery-wrapper img’).hover(
function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 0);
}, function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 1);
}
);
$(document).ready(function() {
var tpzj_autoplaying=false;
var tpzj_showingLightbox=false;
const tpzj_playPauseControllers=”#slider-tpzj_-playpause, #slider-tpzj_-lightbox-playpause”;
$(“#slider-tpzj_”).slick({
slidesToShow: 1,
slidesToScroll: 1,
autoplay: tpzj_autoplaying,
swipeToSlide: false,
centerMode: false,
autoplaySpeed: 3000,
focusOnSelect: true,
prevArrow:
‘‘,
nextArrow:
‘‘,
centerPadding: “60px”,
responsive: [
{
breakpoint: 767.98,
settings: {
slidesToShow: 3,
adaptiveHeight: true
}
}
]
});
$(“#slider-tpzj_”).slickLightbox({
src: ‘src’,
itemSelector: ‘.galery-image .multimidia-wrapper img’,
caption:’caption’
});
});
Liferay.on(“allPortletsReady”, function() {
$(‘#header_custom_print’).attr(‘href’, $(“[title*=’Imprimir’]”).children().attr(‘href’));
})
Fonte CSTJ