Justiça do Trabalho e OIT assinam plano para promoção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis

0
20

6/8/2025 – Foi assinado nesta quarta-feira (6), em Belém (PA), o Plano de Trabalho TST-OIT para Cooperação Conjunta em Prol da Promoção de Ambientes de Trabalho Seguros e Saudáveis, uma iniciativa que fortalece a parceria entre o Tribunal Superior do Trabalho (TST), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). 

O documento é resultado do Memorando de Entendimento firmado em maio de 2023, em Brasília, e tem como objetivo principal a promoção do trabalho decente e o cumprimento das normas trabalhistas internacionais vigentes no Brasil.

A iniciativa está alinhada com o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho – Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho. O objetivo é elevar os níveis de segurança e saúde no ambiente de trabalho, contemplando temas atuais como mudanças climáticas, digitalização e uso da inteligência artificial, além da transição justa no mercado laboral.

A cerimônia contou com a presença dos ministros Lelio Bentes Corrêa, Alberto Balazeiro, da ministra Kátia Magalhães Arruda e do diretor do Escritório da OIT para o Brasil, Vinícius Carvalho Pinheiro.

Abrangência e cooperação internacional

O plano busca fortalecer as capacidades institucionais da Justiça do Trabalho para implementar ações efetivas de promoção da segurança e saúde no trabalho, com um olhar especial para a região amazônica, onde será desenvolvido um sistema de informações para subsidiar políticas públicas. Além disso, prevê o estabelecimento de uma agenda de Cooperação Sul-Sul e Triangular com países da América Latina e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), para troca de experiências e melhores práticas.

Marco normativo e compromissos

A cooperação se baseia em diversos acordos internacionais e legislações nacionais, incluindo as Convenções da OIT nº 155 e nº 187, que tratam da segurança e saúde no trabalho, e a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST). O plano também reforça o compromisso da Justiça do Trabalho com a promoção de ambientes seguros e saudáveis, por meio do Grupo de Trabalho Interinstitucional Nacional (GETRIN) do Programa Trabalho Seguro.

Objetivos e ações previstas

Entre os objetivos gerais está o estímulo à promoção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis, ampliando o conhecimento e a aplicação das normas internacionais, considerando ainda os impactos das mudanças climáticas e as novas tecnologias. As ações incluem, estudos sobre causas e consequências de acidentes e doenças laborais, políticas públicas e campanhas educativas, análise dos riscos relacionados à inteligência artificial e digitalização, cursos de capacitação para magistrados do trabalho e desenvolvimento de estratégias de comunicação para sensibilizar a sociedade.
Plano de ação para a Amazônia

O plano prevê ainda ações específicas para a Amazônia, como a elaboração de relatórios técnicos para a COP-30, que será realizada em Belém, com foco em mitigação e adaptação climática no ambiente de trabalho, e a criação de um sistema de informações para subsidiar futuras políticas públicas na região.

Gestão e recursos

O Grupo de Trabalho Interinstitucional Nacional (GETRIN) será o responsável pela gestão e acompanhamento das atividades, que não envolvem transferência financeira entre as instituições participantes.

(Secom TST)

Se quiser receber as notícias em seu WhatsApp, faça parte da comunidade do TST no aplicativo. Atenção: ao ingressar, os demais membros não terão acesso ao seu contato. Os envios de conteúdo são realizados uma vez por dia, em dias úteis.

Esta matéria é  meramente informativa.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Secretaria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4907 
secom@tst.jus.br

Fonte TST