20/8/2025 – O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) conquistou a terceira posição no Ranking da Transparência 2025 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na categoria tribunais superiores e conselhos. O CSJT alcançou a marca de 98,42% dos critérios avaliados, ficando atrás do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que alcançou 100% da pontuação, e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com 98,49%.
Ao todo, foram 87 itens verificados pelo CNJ, reunidos em dez grandes temas, que incluem planejamento estratégico, gestão orçamentária e financeira, licitações e contratos, dados sobre gestão de pessoas, acessibilidade, sustentabilidade e auditoria.
A avaliação é feita diretamente pelo CNJ, a partir das informações publicadas nos portais dos órgãos do Judiciário. O CNJ analisa não apenas a presença dos dados, mas também a forma como são apresentados ao cidadão, priorizando padronização, clareza e facilidade de acesso.
Tribunais do Trabalho com pontuação máxima
A Justiça do Trabalho foi destaque na edição deste ano com nove tribunais do Trabalho alcançando a nota máxima no Ranking da Transparência do CNJ. Confira a lista do tribunais trabalhista que conseguiram alcançar 100% dos critérios avaliados:
- Tribunal Superior do Trabalho;
- TRT da 2ª Região (SP);
- TRT da 4ª Região (RS);
- TRT da 6º Região (PE);
- TRT da 7ª Região (CE);
- TRT da 8ª Região (PA/AP);
- TRT da 12ª Região (SC);
- TRT da 18ª Região (GO); e
- TRT da 19ª Região (AL).
Ranking da Transparência
A avaliação de transparência realizada anualmente pelo CNJ tem como objetivo estimular a cultura da visibilidade na gestão do Poder Judiciário, aproximando a sociedade da Justiça. Para 2025, além da verificação dos dez temas já tradicionais, foram incluídos novos critérios, como a publicação de relatório anual de acessibilidade e a previsão de recurso em casos de indeferimento de pedidos de acesso à informação.
Acesse painel do Ranking da Transparência.
(Sílvia Mendonça/GS/AJ)
Fonte CSTJ