Exposição do TST sobre trabalho das empregadas domésticas será exibida em TRTs

0
1

9/9/2025 – Lançada em maio deste ano no Tribunal Superior do Trabalho, a exposição “10 anos de Trabalho Invisível e Conquistas Visíveis: a longa marcha das empregadas domésticas”, esteve disponível para visitação no Tribunal Regional do Trabalho da 10º Região (DF/TO) e, desde segunda-feira (8), pode ser visitada no TRT-18 (GO). 

A exposição tem como temática à PEC das Domésticas (Emenda Constitucional 72/2013), aprovada em 2013 e regulamentada por Lei Complementar em 2015.

Sensibilização, diálogo e a conscientização

Ao abrir a exposição no tribunal goiano, o presidente do TRT-GO, desembargador Eugênio Cesário, contou que teve contato com a mostra pela primeira vez alguns meses atrás no TST. “Pudemos examinar cada foto e informação exposta e ficamos muito impactados com o que vimos”, destacou o presidente ao falar da experiência dele com a exposição e de como ela possibilita ver como o Direito do Trabalho evoluiu no Brasil em relação a essa categoria de trabalhadores.

Idealizada  pela Coordenadoria de Gestão Documental e Memória do TST (CGEDM), com o apoio da Comissão de Documentação e Memória do tribunal, a exposição promove ações de sensibilização e tem como objetivo ampliar o diálogo e a conscientização sobre os direitos da categoria, além de fortalecer a atuação da Justiça do Trabalho na garantia da igualdade e da dignidade no ambiente doméstico.

De acordo com a ministra Maria Cristina Peduzzi, presidente da Comissão de Documentação e Memória do TST, o objetivo é ampliar o acesso ao conteúdo da exposição e valorizar as iniciativas relacionadas ao tema. 

O coordenador da memória do TST, Reginaldo Pereira Matos, destaca que o objetivo é resgatar a memória institucional e demonstrar o papel da Justiça do Trabalho, valorizando as lutas trabalhistas em suas diversas categorias. “Poder levar a exposição a outras cidades e estados e alcançar diferentes públicos é fundamental para garantir o nosso papel na divulgação da memória institucional”, disse.

Direitos e dignidade

Como parte das comemorações dos 10 anos da PEC das Domésticas, a mostra propõe uma reflexão histórica sobre o papel do trabalho doméstico na sociedade brasileira, além de demonstrar como os direitos dos trabalhadores vêm evoluindo ao longo dos anos. A exposição resume essa trajetória e celebra os avanços históricos da legislação voltada à categoria idealizada.

Além do TST e dos TRTs 10 e 18, a previsão é que a exposição passe pelos TRTs 23 (MT) e 3 (MG) nos próximos meses.

(Sinara Lopes/AJ) – Com informações e foto do TRT da 18ª Região (DF/TO)

Fonte CSTJ