Estudo, acervo raro e tecnologia: descubra tudo o que a Biblioteca do TST oferece

0
16

11/9/2025 – A Biblioteca Délio Maranhão, localizada no bloco B do Tribunal Superior do Trabalho (TST), é mais do que um espaço para leitura. O local oferece serviços que vão desde o empréstimo de livros técnicos até o suporte à pesquisa acadêmica, passando por inovação, curadoria temática e acesso a obras históricas. 

A biblioteca atende diariamente a magistrados, servidores, prestadores de serviço, estagiários, jovens aprendizes e também ao público em geral. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. 

Espaço para estudo e concentração

Entre os serviços oferecidos estão as salas de estudo, que podem ser usadas individualmente ou em grupo. As cabines individuais podem ser utilizadas por qualquer visitante. Já as salas coletivas são pensadas para grupos pequenos, a partir de três pessoas, mas também podem ser usadas individualmente para videoconferências. 
Para estes espaços, não é necessário agendar com antecedência. A chave das salas deve ser retirada no balcão da biblioteca, mediante apresentação de código funcional ou nome e telefone (usuários externos).

Acervo jurídico especializado e obras raras

O acervo da biblioteca é composto de milhares de obras jurídicas, com ênfase no Direito e no Processo do Trabalho. A consulta ao material é aberta ao público, mas o empréstimo é exclusivo para ministros, servidores e bibliotecas públicas do Distrito Federal.

Entre as obras do acervo, estão edições históricas como:

  • A primeira Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), publicada em 1943;
  • Um exemplar de 1905 sobre Direito Operário, de Evaristo de Moraes;
  • A pré-Consolidação da CLT, escrita pelo ministro Arnaldo Süssekind em 1942;
  • A primeira edição do Regimento Interno do TST, datada de 1949; e
  • O Código Civil de 1916, comentado por Clóvis Beviláqua, em seis volumes.

As obras raras podem ser consultadas mediante agendamento prévio e acompanhamento do pessoal da biblioteca. O horário de atendimento para esse serviço é das 12h às 19h. 

Para marcar, basta entrar em contato pelos telefones (61) 3043-4236 / 3043-4273 ou e-mails biblioatendimento@tst.jus.br e biblioteca@tst.jus.br.

InovaJT!

A biblioteca também abriga o InovaJT!, laboratório de inovação do TST e do CSJT. O espaço, coordenado pela Secretaria de Governança e de Gestão Estratégica (Seggest), é voltado à criação de soluções inovadoras e permite o uso colaborativo por servidores, estagiários e prestadores de serviço.

Este espaço físico foi pensado para possibilitar a troca de conhecimentos e experiências entre pessoas dos mais diversos setores dos dois órgãos. Pode ser utilizado para reuniões de equipe, idealização e formulação de projetos voltados à inovação e até para descompressão com uma conversa ou para leitura. 

Levantamento bibliográfico sob demanda

Um dos serviços mais procurados por quem precisa de suporte técnico é o levantamento bibliográfico, disponível para os públicos interno e externo. O serviço consiste na busca de livros, capítulos e artigos sobre temas relacionados ao Direito do Trabalho ou ao Processo do Trabalho. 

As fontes utilizadas são o acervo da própria biblioteca, a Rede Virtual de Bibliotecas (RVBI) e bases confiáveis da internet. O prazo de resposta é de até dois dias úteis para magistrados e servidores e de até cinco dias para o público externo. A solicitação pode ser feita por e-mail (biblioatendimento@tst.jus.br), telefone ((61) 3043-4236 ou 3043-4756) ou formulário eletrônico.

Mais detalhes sobre esse serviço estão na Carta de Serviços à Cidadania do TST.

Rede de bibliotecas

A Biblioteca Délio Maranhão agora integra a Rede de Bibliotecas do Senado (RVBI) e conta com um novo sistema de gerenciamento de acervo, o MyEBSCO.

O sistema funciona totalmente via web e oferece uma navegação mais intuitiva e recursos avançados. Com ele, é possível fazer pesquisas bibliográficas, salvar os resultados no perfil e configurar alertas personalizados.

Um dos destaques da plataforma é a ferramenta de exploração conceitual, que permite visualizar mapas interativos com os principais termos relacionados ao tema pesquisado. Para aprender a acessar o sistema, consulte o manual de acesso ao MyEBSCO.

Tema do Mês

Para incentivar a leitura e a atualização jurídica, a biblioteca produz o Tema do Mês, curadoria de conteúdos com base em assuntos jurídicos de destaque. A escolha dos temas considera dados estatísticos do TST, assuntos recorrentes nas pesquisas solicitadas pelos usuários e eventos jurídicos relevantes.

A definição da lista anual passa pela Comissão de Documentação e tem como objetivo apoiar magistrados, servidores e demais usuários na ampliação do repertório jurídico. 

Os materiais selecionados podem ser acessados pela página do Tema do Mês ou na própria Carta de Serviços à Cidadania.

(Sofia Martinello/JS/CF)

Fonte TST