Encontro das unidades de comunicação da Justiça do Trabalho teve oficinas da Meta, YouTube e TikTok

0
42

A reunião técnica das unidades de comunicação social 2024 da instituição foi realizada nos dias 27 e 28 de novembro, no TST, em Brasília.

Sala cheia com pessoas olhando para Lilian Estevanato, gerente para Organizações Governamentais para América Latina da Meta

Palestra com Lilian Estevanato, gerente para Organizações Governamentais para América Latina da Meta

6/12/2024 – Jornalistas, publicitários (as) e demais profissionais da comunicação que integram as unidades de comunicação social da Justiça do Trabalho estiveram reunidos na última semana, no Tribunal Superior do Trabalho (TST).  A reunião contou com a participação de profissionais de comunicação dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho e do TST e serviu para debater estratégias e o planejamento para o ano seguinte.

Além de compartilharam boas práticas sobre acessibilidade nos produtos de comunicação, técnica de redação de notícias jurídicas, atualização do manual da marca e o uso de inteligência artificial nas rotinas do setor, os profissionais participaram de oficinas com representantes das empresas de tecnologia Meta, YouTube e TikTok para aprimorar os resultados dos perfis institucionais nas redes sociais.

Espaço de debates e aprimoramento da comunicação pública

De acordo com o chefe da Divisão de Comunicação Institucional da Secretaria de Comunicação Social do TST, Alessandro Jacó, o encontro anual é o momento em que os profissionais trocam boas práticas que se disseminam de forma orgânica em todo o judiciário trabalhista.

“Como as rotinas das unidades, em sua maioria, estão preenchidas com a parte operacional na execução de demandas e projetos de todas as áreas dos tribunais, ter esse momento para pensar e refletir estrategicamente a comunicação pública feita pela Justiça do Trabalho é essencial para a instituição como um todo”, disse. “Tudo que discutimos e aprendemos nesses encontros são levadas para cada canto do país e geram impactos positivos nas respectivas jurisdições”, completou.

Melhorar a presença digital do tribunal

O coordenador de comunicação do TRT-23 (MT), Zequias Nobre, destacou o aprendizado adquirido para melhorar a presença digital do seu TRT nas redes sociais. “As palestras, especialmente as focadas em redes sociais, ofereceram insights práticos e valiosos sobre como otimizar nossa presença digital. O diálogo com representantes da Meta, YouTube e TikTok foi fundamental para entendermos as melhores práticas e estratégias para engajar nossos públicos nas plataformas digitais, disse.

“O encontro anual é fundamental para que possamos debater as estratégias, pensar em uma comunicação pública mais eficiente e assertiva e, assim, fortalecer a Justiça do Trabalho em todo o país. Pensando e agindo juntos, chegamos mais longe e no nosso foco: a população que precisa dos nossos serviços”, afirmou a coordenadora de comunicação do TRT da 6ª Região, Maria Eduarda Vaz.

Trocas e soluções para desafios comuns

“É uma oportunidade valiosa para trocar experiências com algumas das melhores equipes de comunicação pública do país. Um espaço para fortalecer conexões, buscar soluções para desafios comuns, compartilhar aprendizados e reafirmar o compromisso com uma comunicação pública transparente, acessível e significativa”, disse Francine Costa, coordenadora de Comunicação Social e Cerimonial do TRT-17 (ES)

A coordenadora de comunicação do TRT de Santa Catarina, Camila Sartori, também destacou a possibilidade de compartilharmos boas práticas. “Esses momentos de troca fortalecem nossa atuação conjunta, promovendo maior eficiência na comunicação institucional e garantindo que nossas ações estejam alinhadas aos desafios e objetivos do judiciário trabalhista em todo o país”, disse.

“O encontro dos gestores e gestoras de comunicação sempre nos faz sair maior e melhores do que chegamos. É um compartilhamento muito rico de vivências e experiências que só nos possibilita atuar de forma ainda mais atenta para o crescimento da Justiça do Trabalho”, disse o secretário de comunicação do TRT da 8ª Região (PA/AP).

Confira a reportagem sobre o encontro produzida pela Coordenadoria de Rádio e TV do TST:

(Secom/TST)

$(‘#lightbox-cglw_ .slider-gallery-wrapper img’).hover(
function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 0);
}, function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 1);
}
);
$(document).ready(function() {
var cglw_autoplaying=false;
var cglw_showingLightbox=false;
const cglw_playPauseControllers=”#slider-cglw_-playpause, #slider-cglw_-lightbox-playpause”;
$(“#slider-cglw_”).slick({
slidesToShow: 1,
slidesToScroll: 1,
autoplay: cglw_autoplaying,
swipeToSlide: false,
centerMode: false,
autoplaySpeed: 3000,
focusOnSelect: true,
prevArrow:
‘,
nextArrow:
‘,
centerPadding: “60px”,
responsive: [
{
breakpoint: 767.98,
settings: {
slidesToShow: 3,
adaptiveHeight: true
}
}
]
});
$(“#slider-cglw_”).slickLightbox({
src: ‘src’,
itemSelector: ‘.galery-image .multimidia-wrapper img’,
caption:’caption’
});
});

Liferay.on(“allPortletsReady”, function() {
$(‘#header_custom_print’).attr(‘href’, $(“[title*=’Imprimir’]”).children().attr(‘href’));
})


Fonte CSTJ