722026 – Nesta quinta e nesta sexta-feira (5 e 6), o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Fabrício Gonçalves participou da ação itinerante da Justiça do Trabalho “Cidadania aqui com você”, em Araguatins, norte do Tocantins. A iniciativa mobiliza mais de 20 órgãos públicos para promover atendimentos de cidadania ao público da região do Bico do Papagaio.
Ele conversou com o público e com representantes dos órgãos públicos e destacou a importância do atendimento oferecido de forma facilitada e integrada à população. “É para isso que a Justiça do Trabalho sai de suas paredes e vai para outros lugares. Esse projeto foi criado de forma que os órgãos possam dialogar em um mesmo lugar, recebendo demandas que não receberiam se não fosse a itinerância”, disse.
O ministro também visitou a Unidade Penal de Araguatins para conhecer projetos com foco em leitura, formação educacional e inserção profissional. O local conta com uma biblioteca e uma brinquedoteca, espaço humanizado onde os internos recebem filhos. Também oferece aulas e oportunidade de acesso ao ensino superior e ao trabalho. Entre as atividades está a produção de artesanato, vendido para gerar renda às famílias dos internos.
Segundo o ministro, o objetivo do TST é ampliar a biblioteca por meio da doação de novos livros. Isso será viabilizado por meio de uma parceria firmada pelo Tribunal com a Fundação Biblioteca Nacional (FBN). A previsão é destinar, ao todo, 700 volumes, que serão divididos entre a unidade prisional masculina de Araguatins e a unidade feminina de Ananás. A leitura de livros é uma das atividades que contribui para a redução da pena.
A doação deve integrar as ações do TST no contexto do Pena Justa, programa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) voltado à ressocialização e à inserção de apenados e egressos do sistema prisional no mercado de trabalho.
O ministro foi acompanhado dos juízes auxiliares do TST e do CSJT Otávio Ferreira e Izabella Ramos Pinto, da juíza diretora do Fórum, Nely Alves da Cruz, e do promotor de Justiça que atua na comarca de Araguatins, Paulo Sérgio Ferreira de Almeida.
Bibliotecas são inauguradas para fortalecer combate ao racismo em Araguatins
Quatro bibliotecas antirracistas e de direitos humanos foram inauguradas em escolas públicas de Araguatins. Três estão na zona urbana, e uma na zona rural. Além da Escola Estadual de Tempo Integral (ETI) Professora Oneide da Cruz Mousinho, onde está ocorrendo o mutirão, contam com a biblioteca antirracista, a partir de agora, a Escola Municipal Nair Duarte, a Escola Estadual Denise Gomide Amui e o Colégio Estadual Atanásio de Moura Seixas.
No colégio Atanásio, localizado no distrito de Macaúba, na zona rural de Araguatins, a biblioteca é um espaço aberto à comunidade, o que possibilitará que qualquer pessoa possa acessar o novo acervo.
“Ter essa biblioteca é muito bom, porque somos de uma população pequena. E muita gente fica jogando apelidos que outras pessoas não gostam, e isso é racismo. Com essa biblioteca, nossos estudantes podem entender que isso dói no coração”, disse Iago, de 16 anos, estudante do 2° ano.
Para Nayara Souza, professora de História, a biblioteca ampliará o acesso a autores negros e indígenas, entre outros. “Estamos tentando formar os alunos para que sejam relevantes para a sociedade. E não há mais espaço para preconceito, racismo, misoginia. Esse acervo vai garantir que nossos estudantes tenham acesso ao pensamento antirracista com a possibilidade de ler esses autores, conhecer a temática e se permitir pensar diferente. Entender que a nossa sociedade é uma sociedade plural e que precisa ser respeitada em todas as suas especificidades”, diz.
Conforme a gestora do colégio, Suzann Lopes, as obras complementam atividades pedagógicas já desenvolvidas pela escola com foco na autoidentificação e na representatividade entre os alunos. “O fato de você se reconhecer gera o respeito consigo e com os outros”, salienta.
Cada acervo é composto de 76 volumes, que abordam, em formato literário para crianças e adolescentes, temáticas relacionadas a povos originários, população negra, gênero, diversidade e questões sociais e ambientais.
Essa é uma iniciativa do Programa de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade e do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo, Tráfico de Pessoas e Proteção ao Trabalho do Migrante da Justiça do Trabalho. As obras foram adquiridas por meio de uma parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), com recursos oriundos de uma ação civil pública.
Atendimentos seguem até este sábado (7)
A itinerância em Araguatins terá atendimentos ao público até este sábado (7), das 8h às 17h. No domingo, a atividade será encerrada com um casamento comunitário.
Os serviços são prestados na ETI Professora Oneide da Cruz Mousinho.
(Natalia PianegondaCF)
Confira a galeria de fotos da ação itinerante.
Fonte TST