O propósito de aprimorar atividades e serviços por meio de inovações tecnológicas uniu tribunais trabalhistas de dois extremos do país: os TRTs da 4ª Região (RS) e da 8ª Região (PA/AP).

Desembargadores(as) Alexandre, Laís, Luis, Sulamir, Ricardo e Madalena.
23/6/2025 – Uma comitiva do Pará e do Amapá visitou, na manhã de sexta-feira (20), a sede do TRT gaúcho. Compareceram ao Tribunal a presidente do TRT-8, desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, o corregedor regional, desembargador Luis José de Jesus Ribeiro, o secretário-geral da Presidência, Rodopiano Neto, a secretária da Corregedoria, Liliane Cohen Calixto, e o secretário-geral Judiciário, Heitor Júnior. O grupo também esteve no Rio Grande do Sul, na semana passada, para participar da 5ª Reunião Ordinária do Coleprecor, em Canela.
Os visitantes foram recebidos pelos desembargadores e desembargadoras da Administração do TRT-4: Ricardo Martins Costa (presidente), Alexandre Corrêa da Cruz (vice-presidente), Laís Helena Jaeger Nicotti (corregedora regional) e Maria Madalena Telesca (vice-corregedora regional). Também participaram do encontro o juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Trindade, a juíza auxiliar de Execução, Adriana Seelig Gonçalves, e gestores de diferentes áreas do Tribunal.
O TRT-8 solicitou a visita para conhecer alguns projetos e ferramentas do TRT-4 que possam ser aproveitados no Pará e no Amapá. Em uma reunião no Salão Nobre da Presidência, o TRT-4 apresentou, a pedido do TRT-8, os seus procedimentos de promoção, remoção e lotação de juízes e juízas no primeiro grau; painéis de business intelligence que monitoram uma série de aspectos nas áreas judiciária e administrativa; e os robôs desenvolvidos para automatizar tarefas burocráticas na atividade jurisdicional. Também houve uma troca de experiências sobre o projeto Garimpo, que busca identificar valores em contas vinculadas a processos arquivados definitivamente e transferi-los aos beneficiários.
Ao final da reunião, os dirigentes do TRT-8 e do TRT-4 assinaram o convênio para o compartilhamento do Galileu, solução desenvolvida pelo tribunal gaúcho. Trata-se de um um assistente com tarefas de inteligência artificial que realiza a leitura automática de peças processuais. A partir disso e de dados estruturados, o Galileu sugere minutas de relatórios, sumarização de tópicos e estruturação ordenada da decisão. Na sequência, para cada capítulo da minuta, apresenta textos potenciais para subsidiar a fundamentação. Para tanto, vale-se do PangeaGab, um banco de dados validado pelo magistrado, com seus textos de gabinete, precedentes qualificados e avaliações de jurisprudência consolidada no TST.
União Norte e Sul
A presidente do TRT-8 destacou que as soluções tecnológicas devem aprimorar o trabalho interno de servidores – atualmente muito sobrecarregados – e os serviços à sociedade. “É uma oportunidade ímpar estarmos aqui, buscando esse aprimoramento. Nós também compartilharemos esse conhecimento com outros colegas da região. O que significa isso? A união da força trabalhista brasileira”, disse a desembargadora Sulamir.
O desembargador Martins Costa, por sua vez, salientou que a parceria reflete uma realidade da Justiça do Trabalho, que é a integração entre os Tribunais. “Nós estamos fazendo um convênio entre o Norte e o Sul. Este momento é muito significativo e histórico. O TRT-4 também precisa do TRT-8 para se desenvolver. A expansão da tecnologia também se dá pelo compartilhamento. É assim que se constrói e se aperfeiçoa. Queremos continuar com esta parceria, que nos honra e fortalece a nossa Justiça”, declarou o presidente do TRT-4.
Fonte: TRT da 4ª Região
$(‘#lightbox-pmgo_ .slider-gallery-wrapper img’).hover(
function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 0);
}, function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 1);
}
);
$(document).ready(function() {
var pmgo_autoplaying=false;
var pmgo_showingLightbox=false;
const pmgo_playPauseControllers=”#slider-pmgo_-playpause, #slider-pmgo_-lightbox-playpause”;
$(“#slider-pmgo_”).slick({
slidesToShow: 1,
slidesToScroll: 1,
autoplay: pmgo_autoplaying,
swipeToSlide: false,
centerMode: false,
autoplaySpeed: 3000,
focusOnSelect: true,
prevArrow:
‘‘,
nextArrow:
‘‘,
centerPadding: “60px”,
responsive: [
{
breakpoint: 767.98,
settings: {
slidesToShow: 3,
adaptiveHeight: true
}
}
]
});
$(“#slider-pmgo_”).slickLightbox({
src: ‘src’,
itemSelector: ‘.galery-image .multimidia-wrapper img’,
caption:’caption’
});
});
Liferay.on(“allPortletsReady”, function() {
$(‘#header_custom_print’).attr(‘href’, $(“[title*=’Imprimir’]”).children().attr(‘href’));
})
Fonte CSTJ