Corregedor-geral da Justiça do Trabalho destaca boas-práticas do TRT-22 (PI)

0
27

17/3/2025 – O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, encerrou, na última sexta-feira (14), a correição ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22). Em sessão pública no Tribunal Pleno do TRT, foram apresentadas as recomendações resultantes da análise da equipe da Corregedoria-Geral.

Durante a semana, o corregedor-geral e sua equipe se reuniram com desembargadores, magistrados e servidores, além de advogados e membros do Ministério Público do Trabalho (MPT-PI). Também realizaram visitas a diversas unidades, como os Cejuscs, a Escola Judicial e a Biblioteca.

Recomendações

Entre as recomendações feitas ao TRT-22, a equipe sugeriu a revisão e atualização do regimento interno do Tribunal, a unificação da jurisprudência interna para maior segurança jurídica e ajustes na condução dos precatórios. 

O ministro também destacou avanços, desafios e iniciativas positivas, como a expansão dos Pontos de Inclusão Digital (PID) e os esforços para ampliar a Justiça Itinerante, visando garantir maior acesso à Justiça. Também receberam elogios a eficiência do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) e o trabalho do Centro de Memória, Vivências e Cultura (Cmevic) na preservação da história da instituição.
Compromisso e troca de experiências

O ministro destacou o compromisso de magistrados e servidores com a melhoria contínua da Justiça do Trabalho. “Saio feliz com o que encontramos aqui”, disse. “Há espaço para avanços, tanto na área administrativa quanto na judiciária, e vejo um comprometimento em dar passos largos nessa direção. Juntos, somos mais fortes e inabaláveis”, completou.

O presidente do TRT-22, desembargador Téssio da Silva Tôrres, disse estar satisfeito e orgulhoso pelo trabalho intenso realizado ao longo da correição, destacando que a troca de experiências fortaleceu o tribunal. “Nos desdobramos para atender a todas as demandas. O diálogo franco, aberto e respeitoso foi fundamental para que o trabalho transcorresse de maneira tranquila e eficiente”, comentou.

A ata da correição ordinária será publicada no site da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho nos próximos dias.

Próxima correição

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (BA) será o próximo TRT inspecionado. A correição está prevista para ser realizada de 24 a 28 de março. Confira o calendário de correições ordinárias da gestão do ministro Vieira de Mello.

Com informações do TRT da 22ª Região (PI)

Fonte TST