Com fim da greve de petroleiros, TST cancela audiências de conciliação 

0
10

31/12/2025 – O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) cancelou as audiências de conciliação agendadas para sexta-feira (2) envolvendo a Transpetro, a Petrobras e entidades representativas de trabalhadores das empresas.

A medida foi tomada após a categoria aprovar acordo coletivo e anunciar o fim da greve, em assembleias nessa terça-feira (30). Também foi cancelada a sessão extraordinária da Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) convocada para 6 de janeiro para julgamendo do dissídio coletivo, caso não houvesse acordo. 

Decisão do TST determinou manutenção de 80% do efetivo das empresas em atividade

As audiências de conciliação e a sessão extraordinária haviam sido convocadas pelo presidente do TST, ministro Vieira de Mello Filho, em duas decisões publicadas no dia 27 de dezembro, nas quais também determinou a manutenção de 80% dos trabalhadores da Petrobras e da Transpetro em atividade durante o movimento grevista. 

As decisões foram tomadas em pedidos de tutela de urgência ajuizados pela Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) e pela Petróleo Transporte S.A. (Transpetro) em face das seguintes entidades: Federação Única dos Petroleiros do Norte Fluminense; Federação Nacional dos Petroleiros; Sindicato dos Trabalhadores das Empresas Próprias e Contratadas na Indústria e no Transporte de Petróleo, Gás, Matérias-Primas, Derivados, Petroquímicas e Afins, Energias de Biomassas e Outros Renováveis e Combustíveis Alternativos no Estado do Rio de Janeiro; Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Petróleo dos Estados do Pará, Amazonas, Maranhão e Amapá; Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Extração do Petróleo nos Estados de Alagoas e Sergipe; e Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista. 

(Secom)
 

Fonte TST