17/11/2025 – Em abril de 2025, em cerimônia realizada na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), a Justiça do Trabalho promoveu a homologação de acordo entre a mineradora Vale S.A e o espólio das 272 vítimas do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), para o pagamento de indenizações trabalhistas.
O acordo foi resultado de um árduo trabalho de cooperação judiciária, conduzido pelo TST e a 5ª Vara do Trabalho de Betim (MG). Além do espólio das vítimas da tragédia, o acordo também contemplou os espólios dos familiares que não ingressaram com ações judiciais ou os que tiveram demandas julgadas improcedentes.
Atuação da Justiça do Trabalho
Como forma de manter um registro dessa iniciativa, a Secretaria de Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG) lançou a série de vídeos “Brumadinho 272”. São três episódios que detalham a atuação da Justiça do Trabalho no acordo de reparação que garantiu dignidade e justiça aos herdeiros das 272 vidas perdidas.
Os vídeos trazem depoimentos inéditos de magistrados e magistradas diretamente envolvidos nas audiências e explica os bastidores das negociações que culminaram neste acordo histórico.
Valor essencial
Mais do que um registro histórico, a série reforça o compromisso da Justiça do Trabalho como uma justiça social que evidencia uma atuação que vai além dos processos ao reconhecer as pessoas e suas histórias.
Uma justiça social que faz da empatia um valor essencial em sua missão, transformando a dor em ação e o direito em cuidado.
Assista aos episódios, que estão disponíveis no canal oficial do TRT-MG no YouTube.
(Andrea Magalhães/AJ)
Fonte TST


