5/8/2025 – As páginas da biblioteca do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) no portal e na intranet do TRT-GO estão de cara nova. Além de novo leiaute, as páginas ganharam novas funcionalidades e melhorias no sistema de pesquisa para facilitar e agilizar a busca por documentos importantes, como as normas internas do tribunal. As páginas remodeladas foram apresentadas ao presidente do TRT-GO, desembargador Eugênio Cesário, na manhã desta segunda-feira (4/8), no Gabinete da Presidência.
A diretora da Coordenadoria de Documentação do tribunal, Caroline Jabur, explicou que as mudanças privilegiam a melhoria da experiência do usuário na busca e consulta dos conteúdos disponíveis, especialmente dos atos normativos. Segundo ela, a iniciativa surgiu a partir da constatação de que os resultados das pesquisas dos atos normativos não eram satisfatórios já que o sistema anterior não oferecia resultados exatos nas pesquisas por atos normativos.
A diretora acrescentou que o projeto previa inicialmente uma melhoria nos critérios de pesquisa dos atos normativos, mas acabou evoluindo para um estudo mais aprofundado sobre a arquitetura da informação, reformulando o design da página inicial da biblioteca, de forma que todos os eixos da Biblioteca (biblioteca digital, acervo físico, revista do tribunal e plataformas) estivessem bem expostos para o usuário. “O resultado foi um site totalmente reformulado para se tornar mais moderno, eficiente e funcional”, afirmou Caroline Jabur.
Nesse sentido, ela informou que os resultados da reformulação já são perceptíveis. Os resultados de pesquisa se tornaram mais assertivos, o acervo físico ganhou visibilidade com destaque para os materiais mais relevantes, e o atendimento passou a respeitar as especificidades do público interno e externo. “Além disso, as novas ferramentas de divulgação devem estimular ainda mais a leitura e a pesquisa jurídica entre os usuários”, lembrou.
O presidente do TRT-GO, desembargador Eugênio Cesário, elogiou a iniciativa, fruto de um trabalho coletivo, e destacou a importância da ampla divulgação do novo site, que traz uma nova estrutura de acesso aos documentos, o que facilitará o trabalho de todos. “Considero uma grande vitória esse projeto que vai contribuir muito para nós”, afirmou o presidente.
A secretária-geral da Presidência, Karla Melo, também ressaltou a atuação conjunta de várias unidades na elaboração da nova página, liderada pela Coordenadoria de Documentação, como a equipe da Tecnologia da Informação, a estagiária de design gráfico Ísis Lima, do Centro de Memória, o gestor da Biblioteca Carlos Carvalho e a Comunicação Social, para adequação da nova página às regras de funcionamento do portal.
Estrutura da página
Sua estrutura está dividida em três blocos principais. O primeiro, “Conceito”, apresenta de forma objetiva a Biblioteca, com horário de funcionamento e contatos. O segundo bloco, “Menu”, reúne as coleções e subcoleções mais procuradas, organizadas por temas de maior interesse dos usuários.
Nesse espaço, a subcoleção de normas internas ganhou destaque com a funcionalidade de pesquisa estruturada. Também estão acessíveis o acervo físico, com busca por autor ou tema, e a Revista do Tribunal, cujas edições desde 1998 agora contam com navegação facilitada.
O terceiro bloco, “Plataformas”, reúne os serviços oferecidos por meio de parcerias, como a Minha Biblioteca — catálogo com títulos acadêmicos em texto completo, atualmente com contrato em fase de renovação —, a Editora Venturoli, especializada em áreas como Direito, Medicina do Trabalho e Direitos Humanos, e a RTM Educacional, voltada a publicações acadêmicas nas áreas de Direito, Educação e Ciências Sociais.
Para consolidar esse avanço, o projeto prevê novas etapas voltadas à melhoria da gestão dos atos normativos. Entre elas estão a realização de um workshop direcionado às unidades produtoras de atos, visando esclarecer dúvidas e aprimorar o entendimento sobre elaboração, modificação e controle dos documentos; a revisão dos metadados para facilitar a recuperação de conteúdo por meio de indexação por palavras-chave; e a atualização do Manual de Elaboração de Atos, incorporando as mudanças normativas ocorridas desde sua publicação.
Segundo a secretária-geral da Presidência, o treinamento será para todos os gestores para que eles saibam publicar dentro da biblioteca, porque às vezes eles fazem a publicação e não fazem a compilação adequada, o texto se solta.
A página da Biblioteca pode ser consultada no menu institucional do portal. Para acessar a nova página agora, clique aqui.
Fonte: TRT da 18 Região
Fonte CSTJ