17/7/2025 – O romance “Angústia”, de Graciliano Ramos, foi o título escolhido para o 4º encontro do Clube do Livro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A obra, marcada por sua densidade psicológica e seu estilo introspectivo, promete instigar discussões profundas. O encontro está marcado para o dia 3 de setembro, quarta-feira, das 13h às 14h, na Biblioteca Délio Maranhão (mezanino bloco B).
O Clube do Livro faz parte de um conjunto de ações promovidas pelo TST para incentivar a leitura. A cada dois meses, sempre na última semana do mês, é realizado um encontro presencial na Biblioteca Délio Maranhão, aberta ao público externo.
A obra do mês
Publicado originalmente em 1936, “Angústia” é considerado um dos marcos da literatura brasileira moderna. A narrativa, escrita em primeira pessoa, acompanha Luís da Silva, funcionário público de Maceió que vive uma existência monótona e solitária.
Sua vida começa a mudar quando se apaixona por Marina, jovem que inicialmente parece corresponder aos sentimentos do protagonista, mas que acaba se envolvendo com Julião Tavares, homem mais rico e influente. Consumido pelo ciúme, Luís da Silva mergulha em um estado crescente de perturbação emocional, que o leva a fantasias sombrias e obsessivas.
A reunião será dedicada à discussão da obra e de suas múltiplas camadas, reunindo servidores e leitores interessados em debater temas como solidão, desejo, poder e decadência social.
(Sofia Martinello/NP/CF)
Fonte TST