5/2/2026 – Em seu segundo dia, a Ação “Cidadania aqui com você” tem mobilizado as pessoas em Araguatins (TO), na região do Bico do Papagaio, divisa do Tocantins com o Maranhão e o Pará. A ação, organizada pela Justiça do Trabalho, reúne dezenas de serviços gratuitos em um só local, a Escola Estadual de Tempo Integral (ETI) Professora Oneide da Cruz Mousinho.
O mutirão é a primeira ação itinerante da Política Nacional de Itinerância e Inclusão Digital da Justiça do Trabalho, aprovada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em dezembro de 2025. A região do Bico do Papagaio foi escolhida em razão da necessidade de fortalecer a presença do Estado no local e de combater a informalidade no mercado de trabalho, o trabalho escravo contemporâneo e o trabalho infantil.
Nesta quinta-feira (5), um dos grupos atendidos foi o das quebradeiras de coco da região, que se queixam das limitações de acesso direto ao coco babaçu pelos fazendeiros. Segundo Josiane Lima dos Santos, presidente da Associação da Reserva Extrativista do Norte do Tocantins, há uma expectativa de que a presença da Justiça do Trabalho ajude a resolver algumas das questões existentes na unidade de conservação.
Maria Gonçalves foi à ETI Professora Oneide atualizar o Cadastro Único para ter acesso a programas sociais. Já a estudante Amanda Rocha Freire se interessou pelos cursos do Senac e experimentou óculos de realidade virtual. A servidora pública Luzinete Pereira passou por uma consulta médica oferecida pela equipe do Exército e atualizou seu cartão de vacina.
O ministro Fabrício Gonçalves, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), acompanhou de perto as ações itinerantes e reafirmou que a presença da Justiça do Trabalho na região não é temporária. O objetivo é manter a prestação de serviços à comunidade e combater problemas estruturais históricos.
Confira a reportagem da TV TST sobre o segundo dia da ação:
Confira a galeria de fotos.
Fonte TST