"A Cor das Palavras": TRT-14 lança cartilha e campanha virtual contra o Racismo Linguístico no Judiciário

0
17

Cartilha aponta expressões que devem ser abolidas e oferece caminhos para combater o racismo estrutural nas instituições.
 

A imagem é um cartaz com fundo verde, que traz a ilustração de uma mulher negra com turbante amarelo. O texto diz: “A cor das Palavras – Racismo Linguístico”. No topo, há o logo do Programa de Equidade, e no canto inferior direito, o logo do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região – Rondônia e Acre.

A imagem é um cartaz com fundo verde, que traz a ilustração de uma mulher negra com turbante amarelo. O texto diz: “A cor das Palavras – Racismo Linguístico”. No topo, há o logo do Programa de Equidade, e no canto inferior direito, o logo do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região – Rondônia e Acre.

18/6/2025 – O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) lança a cartilha “A Cor das Palavras”, acompanhada de uma campanha virtual focada no enfrentamento do racismo linguístico no Judiciário. A iniciativa, realizada pelo Comitê Gestor Regional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do TRT-14, e alinhada ao PROAD n. 2540/2025, ao Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade da Justiça do Trabalho (Resolução CSJT N.º 368/2023), à Política Interinstitucional de Equidade de Gênero, de Raça e Diversidade (Resolução Administrativa n. 041/2021) e à Política de Equidade Racial do TRT-14 (Portaria GP n. 0719/2025), bem como às diretrizes e metas da gestão 2025-2026, que visam promover um ambiente mais inclusivo e respeitoso. A cartilha propõe um olhar crítico sobre o racismo linguístico no cotidiano, oferecendo reflexões sobre como as palavras podem reforçar estigmas raciais e perpetuar a discriminação.

>> Confira a cartilha “A COR DAS PALAVRAS”, disponível para download em PDF

>> A cartilha também está disponível em formato interativo, acessível por este link

Com o lançamento dessa cartilha, o TRT-14 pretende conscientizar magistrados(as), servidores(as) e a sociedade sobre as expressões que devem ser abolidas de nosso vocabulário, tais como: “da cor do pecado”, “não sou tuas negas”, “até tenho amigos que são negros” e “tem o pé na cozinha”. Essas frases, entre outras, são exemplos do racismo estrutural velado que se manifesta por meio da linguagem, perpetuando estereótipos e a segregação.

O TRT-14 já implementa políticas internas, como a adesão ao Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial, e realiza diagnósticos étnico-raciais, ações de capacitação e parcerias interinstitucionais. O objetivo é promover uma justiça mais inclusiva e representativa, combatendo as desigualdades raciais que ainda permeiam o sistema judiciário.

>> Siga o TRT-14 nas redes sociais

O racismo linguístico e seu impacto no cotidiano do Judiciário

O racismo linguístico é uma forma de discriminação que se manifesta por meio do uso de expressões e palavras que desqualificam ou estigmatizam a população negra. Essas palavras, aparentemente inofensivas, carregam um histórico de exclusão e violência que ainda reverbera nas relações sociais, principalmente no ambiente jurídico.

Durante a palestra de lançamento, o juiz Walder Ferreira, coordenador do Comitê Gestor Regional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do TRT-14, e a advogada Rafaela Cristina Albuquerque da Silva, presidente da Comissão da OAB/RO da Igualdade Racial e Verdade da Escravidão Negra, destacaram a necessidade de ações concretas no combate ao racismo estrutural.

A campanha do TRT-14 nas redes sociais busca sensibilizar sobre a importância de refletir sobre a linguagem que utilizamos, e como ela pode fortalecer as desigualdades raciais.

Canais de Denúncia e Como Participar

O enfrentamento ao racismo também passa pela conscientização e pela criação de canais acessíveis de denúncia. O TRT-14 disponibiliza a Ouvidoria como um canal institucional para receber denúncias sobre situações de racismo no ambiente de trabalho. As denúncias podem ser feitas de forma anônima e são tratadas com sigilo.

Além disso, o racismo é crime e pode ser denunciado diretamente nos órgãos competentes. O telefone 190 da Polícia Militar pode ser acionado em situações de flagrante, enquanto o Disque 100 é um canal para denunciar discriminação racial e outros tipos de violações de direitos humanos. Também é possível registrar queixas diretamente nas Delegacias de Polícia Civil.

A luta contra o racismo é um compromisso de todos(as), e o TRT-14 segue firme na implementação de políticas que busquem a equidade e o reconhecimento das diversidades étnico-raciais em todas as suas ações.

Compartilhe e divulgue essa campanha! Participe!

Leia mais: Compromisso: TRT-14 promove palestra, lança campanha e implanta Política de Equidade Racial

 

Fonte: TRT da 14ª Região

$(‘#lightbox-ftho_ .slider-gallery-wrapper img’).hover(
function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 0);
}, function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 1);
}
);
$(document).ready(function() {
var ftho_autoplaying=false;
var ftho_showingLightbox=false;
const ftho_playPauseControllers=”#slider-ftho_-playpause, #slider-ftho_-lightbox-playpause”;
$(“#slider-ftho_”).slick({
slidesToShow: 1,
slidesToScroll: 1,
autoplay: ftho_autoplaying,
swipeToSlide: false,
centerMode: false,
autoplaySpeed: 3000,
focusOnSelect: true,
prevArrow:
‘,
nextArrow:
‘,
centerPadding: “60px”,
responsive: [
{
breakpoint: 767.98,
settings: {
slidesToShow: 3,
adaptiveHeight: true
}
}
]
});
$(“#slider-ftho_”).slickLightbox({
src: ‘src’,
itemSelector: ‘.galery-image .multimidia-wrapper img’,
caption:’caption’
});
});

Liferay.on(“allPortletsReady”, function() {
$(‘#header_custom_print’).attr(‘href’, $(“[title*=’Imprimir’]”).children().attr(‘href’));
})


Fonte CSTJ