Varas do Trabalho do Piauí se preparam para a Semana Nacional da Conciliação

0
4

A 5ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista começa nesta segunda-feira (27) e prossegue até sexta-feira (31). As Varas do Trabalho do Piauí estarão atuando com dedicação mediando acordos entre as partes em processos em tramitação.

Para o juiz da 4º Vara do Trabalho de Teresina, Roberto Wanderley Braga, a Justiça do Trabalho sempre foi conhecida pelo seu perfil conciliatório. “Entretanto, a partir de 2006, com o Programa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Conciliar é Legal, a conciliação ficou mais difundida também em outros ramos do Judiciário”, disse o magistrado.

Ele destaca que é um período em que os esforços são concentrados para aumentar o índice de conciliação. “O Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) estimularam mais ainda a conciliação no âmbito da Justiça do Trabalho, promovendo a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, período no qual são reunidos esforços para aumentar o índice de conciliação e, com isso, resolver mais rapidamente os processos em tramitação, tanto daqueles que já tiveram sentenças quanto na fase de execução, em que já estão na etapa de cobrança da dívida”, enfatizou o juiz.

O CSJT, pela Resolução CSJT 174, disciplinou a mediação e a conciliação na Justiça do Trabalho. Por essa Resolução, foram instituídos o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (NUPEMEC) e os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSCs de 1º e 2º graus). O CEJUSC do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (PI) é coordenado pelo juiz do Trabalho, Roberto Wanderley Braga e funciona de forma permanente, independente da Semana de Conciliação.

“Os CEJUSCs estão concentrados apenas em promover a conciliação e mediação dos processos que lhes são submetidos para tentativa de solução. Os interessados podem procurar diretamente as Varas do Trabalho, os gabinetes de desembargadores em que estão os processos ou podem procurar os CEJUSCs para viabilizar as audiências de conciliação/mediação”, explicou o juiz Roberto Braga. 

Os advogados e as partes podem procurar o NUPEMEC, os CEJUSCs e as Varas do Trabalho para requererem audiências de conciliação na Semana da Conciliação. O CEJUSC de 1º grau está localizado no terceiro andar do Prédio-sede do TRT, na Avenida João XXIII, n. 1460, no bairro Noivos; o CEJUSC e Nupemec de 2º grau estão localizado no sexto andar do mesmo prédio.

Semana Nacional de Conciliação Trabalhista

Desde 2015, a Justiça do Trabalho, por meio da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação, promove campanhas como a Semana Nacional de Conciliação Trabalhista com o intuito de conscientizar e estimular empresas e trabalhadores a optarem pelo diálogo e não pela ação judicial. O objetivo é que patrões e empregados firmem acordos e solucionem seus litígios trabalhistas, reduzindo o número de processos que tramitam nos tribunais e varas.

Além disso, o objetivo da conciliação é buscar esforços no sentido de ampliar as pautas para realização de audiências de conciliação, bem como conscientizar e mobilizar a sociedade para a ideia de que a conciliação consiste em uma possibilidade viável e eficiente para a solução de litígios. 

Fonte: TRT da 22ª Região (PI)

CSTJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here