TRT da 9ª Região anuncia o selo “Semeador da Conciliação” durante abertura da 5ª Semana Nacional de Conciliação

0
5

Começou hoje (27) a 5ª Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Anualmente a campanha se propõe a divulgar os benefícios da conciliação e estimular a participação ativa das partes na solução de seus processos.

No Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR), cerca de 750 audiências de conciliação estão agendadas para os cinco dias de mobilização. O mutirão foi aberto oficialmente nesta segunda-feira, em solenidade realizada na sede administrativa do Tribunal, em Curitiba.

A vice-presidente do TRT, desembargadora Nair Maria Lunardelli Ramos, declarou que “a conciliação deixa de ser mera resolução alternativa e se torna uma das principais medidas pacificadoras do ambiente jurisdicional. (…) Com certeza teremos um resultado extremamente positivo, com lides conciliadas, conflitos resolvidos e um incremento muito grande em nossa economia de mercado”. A magistrada também anunciou o lançamento do Selo Semeador da Conciliação, prêmio concedido pelo TRT às empresas que estiverem inscritas no programa e alcançarem índices significativos de acordos formalizados durante a campanha (saiba mais).

O diretor da Escola Judicial, desembargador Cassio Colombo Filho, também destacou a relevância do mutirão, afirmando, na oportunidade, que a conciliação (…) é sempre o modo mais adequado para a solução dos conflitos.

O advogado e a conciliação

Logo após a abertura da campanha, magistrados, servidores e advogados puderam assistir à palestra “A participação do advogado na conciliação: Novos desafios e horizontes”, ministrada pelo juiz titular da Vara do Trabalho de Castro (PR), Fernando Hoffmann.

Em sua explanação, o palestrante apresentou conceitos relacionados à mediação, citou benefícios da solução negociada e ressaltou a importância da atuação dos advogados na resolução consensual de conflitos. O magistrado também expôs os desafios enfrentados pelos profissionais que se dedicam à conciliação e ressaltou a necessidade de capacitação específica para a realização de um trabalho eficiente na área.

Depois de trazer experiências positivas de outros países que investem na mediação, o palestrante falou sobre a conciliação no Brasil, frisando que o país já é um dos grandes nomes na arbitragem internacional.

Na conclusão da palestra, o convidado elogiou os altos índices de processos finalizados por acordo no TRT. “O resultado que a Justiça do Trabalho alcança no Brasil é muito bom. O TRT é líder em número de acordos: 50,4% dos casos do TRT da 9ª Região são conciliados. Isso é um dado pra comemorar, é uma taxa de alta performance”, afirmou.

Veja mais imagens da solenidade aqui.

Fonte: TRT da 9ª Região (PR)

CSTJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here