Seminário marcará 10 anos de uso do Linux na urna eletrônica

0
5

Seminário marcará 10 anos de uso do Linux na urna eletrônica

Urna eletrônica

Encontro com profissionais de tecnologia será no dia 29 de maio, na sede do TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, no próximo dia 29 de maio, o Seminário 10 anos do Linux na Urna. O evento ocorrerá no Auditório I da Corte, em Brasília, das 16h às 18h. O seminário é voltado a profissionais e estudantes da área de Tecnologia da Informação, servidores e colaboradores ligados à área e ao público geral interessado no tema. As inscrições podem ser feitas até as 17h do dia do encontro em link específico para o público externo e para os integrantes dos quadros da Justiça Eleitoral.

Durante as Eleições Municipais de 2008, todas as urnas eletrônicas utilizadas na votação passaram a funcionar com o sistema operacional Linux. A medida representou um grande avanço, uma vez que todo o conjunto de software da urna foi reconstruído para o novo sistema operacional que seria utilizado a partir de então.

O trabalho foi realizado pela Seção de Voto Informatizado, ligada à Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE. Na ocasião, a equipe adaptou o chamado “kernel” do Linux e desenvolveu os drivers e bibliotecas, além de todos os aplicativos da urna. Todos os testes foram feitos por pessoas da própria equipe dedicadas a essa tarefa. A nova plataforma de software que passou a ser utilizada foi batizada de Uenux, uma junção de urna eletrônica com o Linux.

A implantação do Uenux foi um marco para a Justiça Eleitoral, que passou a ter o domínio completo do software da urna. A novidade promoveu a estabilidade, a segurança e a auditabilidade que existem até hoje no sistema brasileiro de votação.

Veja mais

TSE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here