RJ sediará a abertura da 5ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

0
9

Promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em parceria com os tribunais regionais do trabalho de todo o Brasil, a edição de 2019 da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista terá o slogan “Menos Conflitos. Mais Soluções: com a conciliação o saldo é sempre positivo”. O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) sediará a abertura do evento – que está em sua quinta edição – no dia 27/5. As ações da Semana acontecem em todo o país até o dia 31/5.

A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista tem o objetivo de proporcionar, por meio de solução amigável, maior celeridade ao encerramento de conflitos trabalhistas. Durante o evento, a Justiça do Trabalho soma esforços para ampliar o número de audiências entre empregadores e empregados, buscando alcançar o maior número possível de acordos.

MENOS CONFLITOS, MAIS SOLUÇÕES

A temática da campanha deste ano conta com numerais e símbolos de operações matemáticas que visam mostrar, de forma objetiva, os resultados positivos que a Semana da Conciliação Trabalhista tem alcançado desde 2015.

Somente nas quatro primeiras edições, foram contabilizados mais de 700 mil atendimentos, cerca de 102 mil acordos consolidados e uma movimentação de recursos superior a R$ 2 bilhões. Assim, como o próprio slogan destaca, “com a conciliação o saldo é sempre positivo”.

PREPARATIVOS NO TRT/RJ

Os preparativos para a Semana estão a pleno vapor no TRT/RJ. Na manhã desta quarta-feira (24/4), o juiz do trabalho Mucio Nascimento Borges, coordenador do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da Capital de Primeiro Grau (Cejusc-CAP-1),  realizou uma reunião estratégica com representantes do departamento jurídico do Itaú/Unibanco e alguns advogados que patrocinam reclamações envolvendo trabalhadores e a instituição bancária.

Os representantes da empresa forneceram uma listagem com 500 processos para realização de negociações prévias. Esses trabalhadores serão intimados pelo Cejusc-CAP-1 para que analisem as propostas apresentadas pela instituição. Posteriormente, essas ações serão incluídas em pautas de conciliação durante a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista.

Também participaram da reunião servidores da Secretaria de Apoio à Efetividade Processual (SAE), unidade à qual compete gerenciar as atividades do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da Capital de primeiro e segundo graus.

Fonte: TRT da 1ª Região

CSTJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here