MPF/SE recebe menção honrosa no VII Prêmio República

0
8

Geral
23 de Maio de 2019 às 14h51

MPF/SE recebe menção honrosa no VII Prêmio República

A Equipe da Sepad foi premiada na categoria criminal

Foto do troféu do 7º Prêmio República


Foto: ANPR

O trabalho “Fortalecimento do Poder Investigatório do MPF em Sergipe, mediante melhoria de sua Seção de Pesquisa e Análise Descentralizada (Sepad)” inscrito pelo procurador da República José Rômulo da Silva Almeida recebeu menção honrosa na categoria criminal do VII Prêmio República. A premiação ocorreu em Brasília, no dia 30 de abril.

Desde 2017, o MPF em Sergipe vem empregando recursos para fortalecer seu poder investigatório. Durante o ano de 2018, os investimentos na Sepad foram ampliados. A chegada de novos servidores para o quadro investigatório e a aquisição de novos equipamentos, além dos cursos e qualificações, impulsionaram o fortalecimento das investigações.

A Sepad conta hoje com profissionais capacitados em diferentes áreas, além do Direito, qualificando as investigações. “A equipe foi reforçada com especialista em contabilidade, além de já contar com perito da área de engenharia civil”, explica Rômulo Almeida, procurador-chefe do MPF em Sergipe.

O setor também passou a contar com novos equipamentos: drone, câmeras fotográficas, filmadora e um aparelho de GPS (Global Positioning System) foram algumas das aquisições. Dentre as aquisições, o drone tem trazido uma melhoria significativa nas investigações, por ser uma ferramenta útil nas diligências. O equipamento já foi utilizado em 17 missões, sendo uma delas a vistoria de viveiros de camarão em Pacatuba.

Capacitações – Durante 2018, foram oferecidos cursos, workshops e oficinas que incrementaram a capacidade de investigação da unidade. Dentre esses eventos, houve workshop realizado em conjunto com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com participação de outros órgãos federais, e o curso de análise bancária de fita de caixa, empreendido em parceria com a Receita Federal e o Banese. Integrantes da Sepad também participaram de seminário no Tribunal Regional Eleitoral em Sergipe (TRE/SE) sobre fake news nas eleições, além de curso de combate a cartéis, promovido pela Escola Superior do Ministério Público de Sergipe.

Já os servidores que atuam em diligências externas participaram de curso para aperfeiçoamento em inteligência na Procuradoria-Geral da República, em Brasília, e na Secretaria de Segurança Pública, em Aracaju. Os dois servidores que operam o drone também passaram por treinamentos realizados pelo Senac e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com outros órgãos envolvidos na Segurança Pública, como o Grupamento Tático Aéreo, da Polícia Militar.

Fora de Sergipe, a Sepad teve representantes no 3ª Curso de Análise da Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise (SPPEA/PGR) e em curso sobre base de dados, realizado pela Procuradoria da República na Bahia (PR/BA). Cursos de Análise de Vínculos, promovido pela Escola Superior da Polícia Civil de Goiás, de Detecção de Fraudes em Licitações, realizado pela Controladoria-Geral da União, e sobre Auditoria Governamental e Controle Interno e Externo, empreendido pela Esafi, também contribuíram para a qualificação das investigações.

Números e resultados – O esforço do MPF já tem se traduzido em resultados nas investigações. Em 2018, foram 964 pesquisas realizadas pela Sepad, envolvendo cada uma, em média, 2 investigados. A média diária de pesquisa chega a quase 10, demonstrando a eficiência da seção. A maioria dos procedimentos diz respeito a processos criminais e de combate à corrupção, envolvendo busca de endereços, de qualificação dos investigados e rastreamento societário. “Com esse avanços, o MPF mostra condições de realizar pesquisas a partir de dados mais complexos, usando sistemas mais modernos, fazendo cruzamento de dados, garantindo mais qualidade nas investigações”, ressalta o procurador-chefe em Sergipe.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Sergipe
(79) 3301-3874 / 3301-3837
prse-ascom@mpf.mp.br
Twitter: @MPF_SE
Facebook: Facebook.com/MPFSergipe


MPF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here