MPF prestigia solenidade da Segurança Pública em Alagoas
Procuradora-chefe substituta acompanhou evento que marcou a entrega de equipamentos para fortalecimento do policiamento no estado
Foto: Ascom MPF/AL
O Ministério Público Federal (MPF) marcou presença na solenidade de apresentação do Pronasci 2 (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) realizada hoje (28/05) no Palácio República dos Palmares, em Alagoas. O evento foi promovido pelo Ministério da Justiça em parceria com o Governo do Estado e contou com a participação do ministro da Justiça, Flávio Dino, e do governador Paulo Dantas. Na ocasião foram entregues equipamentos e serviços para fortalecer a Segurança Pública no estado.
A procuradora-chefe substituta do MPF em Alagoas, Raquel Teixeira, esteve presente no evento, que reuniu também o vice-governador Ronaldo Lessa, o presidente da Assembleia Legislativa (ALE), Marcelo Victor, o senador Renan Calheiros, além da superintendente da Polícia Federal em Alagoas, Luciana Paiva Barbosa, do superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Alagoas, Juliano Lessa, e o procurador-geral de Justiça Márcio Roberto Tenório, e outros parlamentares e autoridades.
Durante a cerimônia, foram entregues 13 viaturas na praça dos Martírios, em frente à sede do Poder Executivo Estadual, representando um importante investimento para a área de segurança em Alagoas. Além de 9 drones, pistolas Beretta e kits da Força Nacional, compostos de pistolas, munições e outros itens, também foi inaugurado um Centro Integrado de Comando e Controle.
O Ministério da Justiça e o Governo do Estado de Alagoas também firmaram um termo para construção da Casa da Mulher Brasileira, onde serão reunidos serviços de delegacia da mulher, Defensoria Pública, Ministério Público, proteção e capacitação, tudo voltado para a proteção das mulheres.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, destacou a relevância do Pronasci 2 para fortalecer a segurança pública no estado, ressaltando a necessidade de combater a violência, especialmente contra as mulheres. Em seu discurso, Dino falou sobre a união do povo brasileiro e citou os mandamentos bíblicos quando lembrou que “devemos amar os outros como a nós mesmos”.
Para a procuradora-chefe substituta, Raquel Teixeira, prestigiar o evento reforça o empenho do MPF no combate ao crime organizado e à violência, especialmente contra as mulheres, mas também o reforço do policiamento na capital, que é pauta do grupo de trabalho que atua no Caso Braskem.
“A presença do MPF nesta solenidade reforça nosso compromisso em combater a violência e garantir a segurança de todos os cidadãos, com uma atenção especial às mulheres, crianças. Além disso, é fundamental ressaltar que essa ação do Ministério da Justiça também atende a uma demanda importante da população que vive no entorno dos bairros afetados pelo afundamento do solo, proporcionando maior segurança e tranquilidade a essas comunidades”, declarou Raquel Teixeira.
O MPF continuará atuando de forma colaborativa e em diálogo com as instituições responsáveis pela segurança pública em Alagoas, buscando sempre contribuir para a construção de políticas efetivas que promovam a segurança e a cidadania em todo o estado.
Fonte MPF