MPF Praia Limpa recomenda à Prefeitura de Saquarema que exija ações de limpeza do organizador do campeonato internacional de surfe

0
5

Meio Ambiente
12 de Junho de 2019 às 12h20

MPF Praia Limpa recomenda à Prefeitura de Saquarema que exija ações de limpeza do organizador do campeonato internacional de surfe

A recomendação também aborda as barracas na Praia da Barrinha e os automóveis trafegando na areia

Arte retangular com fundo que lembra uma folha de papel, sobre a qual uma mão segurando uma caneta está prestes a escrever. Em destaque: a palavra Recomendação e a logomarca do MPF.


Arte: Secom/PGR

O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação à Prefeitura de Saquarema, localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro para que se estabeleçam compensações ambientais ao organizador do campeonato Mundial de Surf, sobretudo em razão do volume de lixo produzido pelas pessoas que acompanham o evento. Também recomendou-se a informação transparente à população sobre os legados da realização do evento na cidade.

Outro ponto é uma maior fiscalização acerca do comércio e da presença de automóveis nas praias. É recomendada a remoção de barracas fixas que pernoitam na Praia da Barrinha, para permitir somente o comércio naquela praia por meio de ambulantes, sem estruturas fixas na faixa de areia. O MPF quer ainda que seja proibida a presença de veículos automotores na faixa de areia das praias em geral, principalmente Itaúna, sendo implementadas placas e fiscalização para monitoramento pela prefeitura.

O Ministério Público Federal, por meio do procurador da República Leandro Mitidieri, concedeu o prazo de 30 dias para atendimento à recomendação comprovando-se a adoção de tais medidas por meio de um relatório acompanhado de registros fotográficos. Segundo informa o procurador, “verificaremos o atendimento à recomendação na ação de limpeza que o MPF Praia Limpa realizará durante o campeonato internacional de surfe, no final de junho”.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Tels: (21) 3971-9542 / 9543 / 9547
www.mpf.mp.br/rj
twitter.com/MPF_PRRJ


MPF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here