MPF marca presença em evento internacional que discute questões relevantes para a América Latina

0
119

Cooperação Internacional
14 de Janeiro de 2022 às 16h47

MPF marca presença em evento internacional que discute questões relevantes para a América Latina

Promovido pelo programa EUROsociAL, iniciativa reuniu mais de 100 representantes de diversas organizações latino-americanas

Imagem do evento mostra os participantes sentados em círcuo em um gramado ao ar livre com um telão atrás do palco


Foto: EUROsociAL e FIIAPP

O Ministério Público Federal (MPF) participou do evento “Acordos políticos e sociais para uma nova América Latina”. Realizada entre os dias 12 e 14 de janeiro, em Valparaíso (Chile), a iniciativa foi promovida pelo EUROsociAL, programa regional de cooperação técnica da Comissão Europeia – uma das principais instituições da União Europeia – para promoção da garantia dos direitos fundamentais e do bem-estar da população na América Latina. Com o objetivo de discutir novos pilares dos pactos sociais, participaram do evento mais de 100 representantes de diferentes setores e níveis territoriais dos sistemas públicos da região e membros da sociedade civil, que têm papel fundamental na fiscalização, monitoramento e implementação das políticas públicas.

Representando o MPF, o secretário adjunto de Cooperação Internacional, Marcelo Ribeiro, falou na plenária de abertura dos trabalhos sobre os principais desafios para combater a corrupção, promover a transparência e a prestação de contas na América Latina. Na oportunidade, destacou a natureza cada vez mais sofisticada e global da corrupção e a importância de oportunizar espaços de resposta através da colaboração entre unidades anticorrupção dos procuradores ibero-americanos para troca de informações e boas práticas. “As redes são fundamentais para o estabelecimento de contatos, a fim de estimular a produção de atos de cooperação internacional, particularmente, a formulação de transmissões espontâneas de informação”, destacou.

O secretário adjunto da SCI falou, ainda, sobre as estratégias de institucionalização de ferramentas e campanhas de combate à corrupção que facilita o tráfico de pessoas para exploração sexual. As estratégias de investigação por fontes abertas e o aprimoramento da detecção de beneficiários finais também foram abordados.

Debates – A dinâmica do evento foi orientada para a troca de experiências e para mostrar os aprendizados, boas práticas e conquistas alcançadas com o apoio do EUROsociAL ao longos dos últimos anos por meio de assistência técnica pública e diálogo político. Foram abordados diversos assuntos: a inovação pública com iniciativas cidadãs e organizações da sociedade civil; como jornalismo comprometido pode contribuir para a geração de pactos políticos e sociais. Também foram realizadas mesas redondas com o objetivo de discutir questões que estão surgindo no contexto atual da região e sobre as quais se sustentam os novos pactos políticos e sociais.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400 
[email protected]
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/tvmpf



Fonte MPF