Ministro Dias Toffoli participa de sessão no Senado em homenagem aos 54 anos da TV Globo

0
9

Ministro Dias Toffoli participa de sessão no Senado em homenagem aos 54 anos da TV Globo

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, participou na manhã desta sexta-feira (26) de sessão solene do Senado Federal em homenagem ao aniversário de 54 anos de fundação da TV Globo.

Em seu pronunciamento, Toffoli destacou o trabalho desenvolvido pela emissora nessas cinco décadas tanto no jornalismo, quanto na dramaturgia, contando a história do Brasil. Ressaltou a importância da TV aberta como principal meio de informação e entretenimento para milhões de pessoas e como grande exportadora da cultura e dos costumes brasileiros para outros países.

“Ainda vivemos em um país muito desigual. A maioria dos brasileiros não tem condição de ir a um cinema, de assinar um canal [de TV] fechado, de ter acesso à informação. A TV aberta chega a mais de 60 por cento dos brasileiros, de maneira gratuita. É uma concessão pública, prestando um serviço público”, disse o presidente do STF.

Também pontuando a importância da liberdade de imprensa, o ministro Dias Toffoli lembrou frase do ex-deputado Ulysses Guimarães, segundo a qual não há como fugir da verdade de “Sua Excelência, o fato”. Nesse contexto, o ministro observou a importância de se evitar “disseminação do fato mentiroso, do fato fraudulento”.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/AP), afirmou que a emissora consolidou-se como um verdadeiro patrimônio dos brasileiros, “talvez o mais democrático instrumento de informação, aprendizagem e entretenimento dos cidadãos”.

Alcolumbre agradeceu e enalteceu a presença do ministro Dias Toffoli na solenidade como forma de fortalecimento da harmonia e independência dos Poderes da República.

AR/EH

STF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here