Inaugurada nova sede do Fórum da Justiça do Trabalho de Foz do Iguaçu (PR)

0
5

O novo Fórum Trabalhista de Foz do Iguaçu (PR) foi inaugurado na última sexta-feira (17). A cerimônia de inauguração do novo prédio teve a presença do vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Renato Lacerda Paiva, e reuniu a comunidade local e dos municípios circunvizinhos, representada por autoridades, magistrados e servidores do TRT da 9ª Região (PR).

A obra de construção do novo Fórum Trabalhista de Foz do Iguaçu teve início em maio de 2017 e foi concluída dentro do prazo de 24 meses. Em conformidade com as normas nacionais de acessibilidade e sustentabilidade, o prédio possui telhas termoacústicas (isolam temperaturas e sons), torneiras de fechamento automático e reaproveitamento de águas da chuva. A construção também é adaptada com rampas, signos de orientações e banheiros para pessoas com deficiência.

Com ênfase no melhor custo benefício, o novo Fórum é um edifício térreo que ocupa uma área de 7.475 m², dos quais 1.819 são construídos. O projeto foi elaborado tendo em vista conforto e funcionalidade para juízes, servidores, advogados e para os cidadãos em geral.

As edificações comportarão as três Varas do Trabalho da cidade, dois postos bancários, sala de apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), arquivo processual e o Centro de Conciliações de Foz do Iguaçu (CEJUSC-JT-Cataratas), que também foi inaugurado na mesma tarde.

A presidente do TRT, desembargadora Marlene T. Fuverski Suguimatsu, lembrou as dificuldades que antecederam o início da obra, destacando o esforço conjunto da Administração anterior com a Prefeitura e a Sub-seção da OAB de Foz do Iguaçu para superar tais entraves. Também parabenizou o esforço de servidores na execução da obra durante sua gestão. “O Fórum Trabalhista de Foz do Iguaçu pode ser lembrado como case do que poderia dar errado, mas que deu certo; lembrado como união e trabalho realizado em tempo; como um modelo de cooperação entre entidades com interesses convergentes, que somam esforços pensando no bem comum e obtém resultados”, concluiu.

Cejusc/JT-Cataratas

Ao final da solenidade foi inaugurado também o CEJUSC/JT-Cataratas, aprovado em janeiro deste ano pelo Tribunal Pleno, por meio da Resolução Administrativa 6/2019. A unidade será responsável por realizar sessões e audiências de conciliação e mediação de processos oriundos das Varas do Trabalho de Foz do Iguaçu, em qualquer fase ou instância, incluindo precatórios e requisições de pequeno valor, e poderá realizar pautas temáticas, objetivando a otimização dos trabalhos, nos termos do § 3º do art. 6º da Resolução 174 do CSJT.

O ambiente destinado ao CEJUSC/JT-Cataratas foi idealizado para promover a conciliação, de acordo com as orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além de visual agradável e mobiliário adequado, os mediadores são preparados para acolher o jurisdicionado com empatia e promover a conciliação de forma humanizada.

O Ministro do TST Renato de Lacerda Paiva destacou que é característica dos CEJUSCs que estão sendo implantados na Justiça do Trabalho uma negociação cooperativa, técnica e que, acima de tudo, busca uma solução justa e possível para ambas as partes. “O compromisso do mediador não é com as partes, mas sim com o processo. Se ele perceber que o acordo não será bom, não deverá prosseguir”, ressaltou.

Exposição “Outros Postais”

O momento cultural da abertura da nova sede foi marcado pela exposição “Outros Postais”, da artista Juliana Copetti Hickmann. As obras retratam espaços da cidade de Foz do Iguaçu, com cores vistosas e vibrantes, e poderão ser vistas até o final do mês no hall do novo fórum. Para acessar as fotos da inauguração, clique aqui.

Serviço:

Fórum da Justiça do Trabalho de Foz do Iguaçu

Avenida Paraná, 3710, Jardim das Laranjeiras, Foz do Iguaçu/PR.

Horário de atendimento ao público: 11h às 17h.

 

Fonte: TRT da 9ª Região (PR)

CSTJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here