Evento promovido pelo MPF, Iphan, Eagu e MP/GO discute os 30 anos Constituição Federal e o Patrimônio Cultural Brasileiro

0
12

Patrimônio Cultural
21 de Novembro de 2018 às 14h7

Evento promovido pelo MPF, Iphan, Eagu e MP/GO discute os 30 anos Constituição Federal e o Patrimônio Cultural Brasileiro

Palestras ocorrem nesta quinta-feira (22), na sede do MPF em Goiânia

Arte retangular que mostra a ilustração de um prédio em estilo colonial e a expressão Patrimônio Cultural.


Imagem: Secom/MPF

Discutir os avanços que a Constituição de 1988 trouxe para a preservação do Patrimônio Cultural do país. Com esse objetivo, o Ministério Público Federal (MPF) em Goiás, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Escola da Advocacia-Geral da União em Goiás (Eagu/GO) e o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) promovem, nesta quinta-feira (22), a partir das 14 horas, uma edição especial do Café com Prosa, que terá como tema os “30 Anos da Constituição Federal e o Patrimônio Cultural Brasileiro”.

O evento, que é tradicionalmente realizado pela Superintendência do Iphan em Goiás, coloca em discussão temas relativos ao Patrimônio Cultural Brasileiro.

Foram convidados como palestrantes o diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan, Andrey Rosenthal Schlee; a Procuradora da República Zani Cajueiro Tobias de Souza, lotada no MPF em Minas Gerais; a Procuradora Federal junto ao Iphan em Goiás, Ana Lídia Pinto Oliveira Machado, e o Promotor de Justiça Juliano de Barros Araújo, do Ministério Público do Estado de Goiás.

Por meio das discussões promovidas pelos palestrantes, a intenção é que os participantes possam conhecer melhor as bases para a atuação legal do Ministério Público e do Iphan em todo o território nacional. Além disso, busca fortalecer o diálogo com gestores públicos, estudantes, professores, pesquisadores, representantes de entidades civis organizadas e demais interessados na área do patrimônio cultural.

O evento é aberto à participação da sociedade em geral.

(Foto: Ascom do MPF/GO)Exposição – Durante o evento, os participantes poderão conferir a Exposição itinerante Patrimônio Arqueológico: 50 anos de proteção, 11.000 anos de ocupação do território goiano – em comemoração aos 50 Anos da Lei de Proteção do Patrimônio Arqueológico Brasileiro (Lei 3.924/61). O IPHAN, por meio da sua Superintendência em Goiás, é o responsável pela exposição, que apresenta à população goiana uma leitura do processo de ocupação do seu território, desde 11.000 anos atrás.

A exposição, que conta com painéis fotográficos autoexplicativos, módulos expositores e algumas peças arqueológicas provenientes de sítios pesquisados no estado de Goiás, permanecerá até o final do mês de dezembro no Memorial do MPF/GO (térreo), com visitação aberta ao público em geral.

SERVIÇO
Evento:
Café com Prosa Patrimônio Arqueológico: 50 anos de proteção
Tema:
30 Anos da Constituição Federal e o Patrimônio Cultural Brasileiro
Data e horário:
22 de novembro de 2018, a partir das 14h
Local: Auditório do Ministério Público Federal em Goiás (Avenida Olinda, nº 500, Edifício Rosângela Pofahl Batista, Park Lozandes, Goiânia/GO)

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Goiás
Fones: (62) 3243-5454/3243-5266
E-mail: prgo-ascom@mpf.mp.br
Site: www.mpf.mp.br/go
Twitter: http://twitter.com/mpf_go
Facebook: /MPFederal


MPF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here