O plano é investir em infraestruturas sustentáveis, como parques de usinas fotovoltaicas e soluções de reuso da água, além de ampliar a acessibilidade das instalações físicas.

Print da tela da reunião dos gestores do CSJT com a equipe de obras e edificações do TRT-4 (RS).
24/3/2023 – O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) promoveu nesta semana, uma série de reuniões virtuais com as gestoras e os gestores da área de obras e edificações dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs). No tema da pauta, propostas e estratégias da área para o Programa de Eficiência Orçamentária da Justiça do Trabalho.
O programa tem como foco as áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de infraestrutura e manutenção predial dos imóveis da Justiça do Trabalho. Para garantir a efetividade da ação, estão previstas a adoção de Políticas Nacionais de Investimento nas duas áreas.
Acessibilidade e Sustentabilidade
Os 24 encontros contaram com a participação dos gestores da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SEGGEST), da Secretaria de Orçamento e Finanças (SEOFI) e da Coordenadoria de Governança de Contratações e de Obras (CGCO). As reuniões tem o objetivo de apoiar os tribunais no aprimoramento do exercício orçamentário atual, visando um melhor planejamento, execução e fiscalização do orçamento, além de prospectar maior previsibilidade para os orçamentos futuros.
Entre algumas das propostas previstas, estão ações voltadas para a sustentabilidade, manutenções prediais amplas e acessibilidade das instalações, além da ampliação dos parques de painéis fotovoltaicos, reuso de água e a substituição de lâmpadas tradicionais pelas de LED.
Qualificação
Entre os dias 27 a 31 de março, o CSJT, por meio do Centro de Educação Corporativa da Justiça do Trabalho (CEduc-JT), promoverá o curso “Eficiência Energética em Edificações”. A formação é destinada aos (as) engenheiros (as) e/ou arquitetos (as) das áreas de projetos, obras e manutenções prediais dos TRTs.
O treinamento, com carga horária de 36 horas-aula, terá a participação de 50 inscritos e será realizado, de forma presencial, no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília. A qualificação, que é parte do Programa de Eficiência Orçamentária, vai abordar os requisitos de avaliação e aplicação dos normativos vigentes, cujo objetivo é implementar um programa de eficiência energética na instituição.
Outro objetivo é melhorar a qualidade do ambiente e do processo produtivo, a economia de recursos públicos, a redução nos impactos ambientais e o desenvolvimento sustentável.
Veja também: Gestores de TIC da Justiça do Trabalho debatem diretrizes da área no Programa de Eficiência Orçamentária
(Andrea Magalhães/AJ)
$(‘#lightbox-jrlb_ .slider-gallery-wrapper img’).hover(
function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 0);
}, function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 1);
}
);
$(document).ready(function() {
var jrlb_autoplaying=false;
var jrlb_showingLightbox=false;
const jrlb_playPauseControllers=”#slider-jrlb_-playpause, #slider-jrlb_-lightbox-playpause”;
$(“#slider-jrlb_”).slick({
slidesToShow: 1,
slidesToScroll: 1,
autoplay: jrlb_autoplaying,
swipeToSlide: false,
centerMode: false,
autoplaySpeed: 3000,
focusOnSelect: true,
prevArrow:
‘‘,
nextArrow:
‘‘,
centerPadding: “60px”,
responsive: [
{
breakpoint: 767.98,
settings: {
slidesToShow: 3,
adaptiveHeight: true
}
}
]
});
$(“#slider-jrlb_”).slickLightbox({
src: ‘src’,
itemSelector: ‘.galery-image .multimidia-wrapper img’,
caption:’caption’
});
});
Fonte CSTJ