Desafio de abrigar imigrantes no Brasil é um dos temas do programa Interesse Público desta semana

0
9

Geral
11 de Janeiro de 2019 às 17h5

Desafio de abrigar imigrantes no Brasil é um dos temas do programa Interesse Público desta semana

O país recebeu quase 40 mil pedidos oficiais de refúgio, só em 2017 – veja como essas pessoas estão sendo acolhidas. O programa Interesse Público inédito vai ao ar às 17h30 pela TV Justiça neste domingo (13) e depois fica disponível no canal do MPF no YouTube

Arte com logomarca do programa


Imagem: divulgação Interesse Público

O programa desta semana mostra que o Ministério Público Federal (MPF) trabalha para encontrar soluções que permitam abrigar, acolher e proteger pessoas que buscam refúgio no Brasil. A migração é, muitas vezes, um processo complexo, e uma acolhida humanitária tem grande influência no futuro que essas pessoas irão construir na nova morada.

Na Paraíba, o MPF promoveu o lançamento da publicação Racismo e violência contra quilombos no Brasil. A pesquisa mostra o grau de vulnerabilidade dessas comunidades. O levantamento revela um dado alarmante: quase 80% dos casos de assassinatos em quilombos acontecem no Nordeste.

O Interesse Público mostra também a luta de pescadores de camarão impactados pelo rompimento da barragem da empresa Samarco, em 2015. O MPF trabalha para ajudar os pescadores de Vitória, no Espírito Santo, a receber indenização. O desastre ambiental aconteceu no Rio Doce – com a contaminação da água, a pesca foi proibida.

E o que fazer com mais de 10 toneladas de documentos arquivados, mas que precisam ser descartados? A Comissão Permanente de Gestão do Patrimônio Documental da PGR decidiu dar um destino social e ecologicamente correto a essa papelada fora de uso: o material será doado a cooperativas de catadores para reciclagem.

E ainda, sobre irregularidades que prejudicam o meio ambiente, em Sergipe, a arte centenária da renda irlandesa ganhou incentivo a partir de acordo de compensação decorrente de obras sem licença ambiental realizadas na Rodovia 170.

Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça aos domingos, às 17h30, com reprises ao longo da semana. O programa também é retransmitido por emissoras parceiras nos estados do Pará, São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Sergipe, Rio de Janeiro, Acre, Paraíba e Rio Grande do Sul. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site da TV Justiça, ou acessar as reportagens no canal do MPF no YouTube.

O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das unidades do MPF em todo o país. Para críticas e sugestões, fale conosco pelo endereço eletrônico: .

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6406 / 6415
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr


MPF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here