Centro de Solução Consensual De Disputas (Cejusc) é tema de palestra na OAB do Rio de Janeiro

0
4

Como funciona o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ)? A questão foi mote de palestra realizada na seccional Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ) no fim de tarde desta segunda-feira (20). Proferiram a palestra os coordenadores do Cejusc de primeiro e segundo grau, desembargador Cesar Marques Carvalho e juiz Múcio Borges, respectivamente. 

Durante a exposição, os magistrados fizeram um apanhado da evolução histórica e dos procedimentos dos centros de mediação e conciliação no Brasil, particularmente do Cejusc. O desembargador Cesar Marques destacou a ferramenta das conciliações pré-processuais em sede de direito coletivo. Já o juiz Múcio Borges falou sobre os procedimentos envolvidos nas homologações de acordos extrajudiciais, mediações e conciliações. “Cabe destacar a importância da OAB na construção e no aprimoramento do acesso à Justiça e na busca da efetividade do processo”, assinalou o magistrado.

Vem aí um novo Cejusc

O TRT se prepara para inaugurar as novas e modernas instalações do Cejusc no prédio-sede. A inauguração do espaço, onde ficava a biblioteca do Tribunal, ocorrerá no dia 27 de maio, na abertura da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista.

A 1ª Região vai sediar a abertura do evento, com a presença do vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Renato de Lacerda Paiva.

Fonte: TRT da 1ª Região (RJ)

CSTJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here