Centro de Conciliação em Brusque (SC) vai ser inaugurado nesta sexta (7)

0
5

O Fórum Trabalhista de Brusque (SC) contará, a partir desta sexta (7), com um local específico para tentativas de acordo. Trata-se do Centro de Conciliação Trabalhista (Cejusc), o décimo de primeiro grau a ser instalado pela Justiça do Trabalho na 12ª Região (SC).

A estrutura vai atender demandas conciliatórias das duas unidades de Brusque (SC), que, juntas, receberam de janeiro a maio deste ano 907 processos e solucionaram 836. Desses, 313 foram por meio de acordo, um índice de 37,8%, abaixo da média de conciliações do estado no período (45,8%).

De acordo com o juiz da 1ª Vara do Trabalho de Brusque e futuro coordenador do espaço, Armando Luiz Zilli, a abertura do Cejusc irá contribuir para o aumento do número de acordos, permitindo a aproximação ou mesmo superação da média estadual. “A fixação de metas de trabalho é uma fórmula importante para obtenção de resultados. Vamos trabalhar para alcançá-las”, pontua o magistrado, complementando que o objetivo é ter no local uma pauta semanal com cerca de 30 processos.

Pelo que observa no dia a dia das audiências, o magistrado considera que já existe uma cultura de conciliação sedimentada na região, com advogados e partes sempre abertos ao diálogo e demonstrando interesse na busca de uma solução pacificada ao conflito. “A implantação do Cejusc vem para difundir ainda mais essa cultura. É um local próprio e com a estrutura adequada para que partes e procuradores possam discutir e celebrar um acordo justo e equilibrado”, conclui.

O que é o Cejusc?

O primeiro centro de conciliação da Justiça do Trabalho da 12ª Região (SC) foi instalado no Fórum de Florianópolis, em junho de 2016, mas a implantação dessas unidades ganhou força a partir de abril de 2018: de lá para cá, foram nove centros. Tratam-se de ambientes planejados especialmente para a realização de acordos, seguindo recomendações de leiaute dos Conselhos Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e Nacional de Justiça (CNJ). As mesas são redondas para facilitar as negociações, conduzidas por juízes com a ajuda de servidores conciliadores. O ambiente é decorado com imagens de paisagens da própria região, a fim de inspirar paz e tranquilidade, desvinculando-se da tensão da sala de audiência.

Serviço
O que: inauguração do Cejusc de Brusque
Quando: sexta-feira, dia 7, às 14h30
Onde: Fórum Trabalhista de Brusque – Av. das Comunidades, número 70, 3º andar, Centro

Fonte: TRT da 12ª Região (SC)

CSTJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here