Auditorias em urnas no PR, RS e SC reafirmam confiabilidade do voto eletrônico

0
15

Auditorias em urnas no PR, RS e SC reafirmam confiabilidade do voto eletrônico

Auditoria das urnas 17/10/2018

Procedimentos foram realizados com o objetivo de verificar a integridade e comprovar o perfeito funcionamento dos equipamentos

Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do concluíram nesta sexta-feira (19) as auditorias realizadas em urnas eletrônicas dos estados, que comprovaram o perfeito funcionamento dos equipamentos e reafirmaram a confiabilidade do voto eletrônico. As auditorias são mecanismos utilizados desde a implantação do sistema eletrônico de votação, para comprovar a segurança do processo eleitoral brasileiro.

Os TREs do Paraná e de Santa Catarina realizaram auditoria conjunta, nesta sexta-feira (19), na sede do tribunal paranaense, em Curitiba. A auditoria em urnas do PR foi requerida pela Comissão Provisória do Partido Social Liberal (PSL). Já nos equipamentos de SC, a auditoria foi feita por iniciativa do próprio TRE, que selecionou para serem submetidas aos procedimentos as urnas com mais registro de problemas apontados por eleitores no primeiro turno das Eleições 2018.

Ao final dos trabalhos, a Comissão de Auditoria criada especialmente para a apuração das denúncias concluiu que os problemas apontados por eleitores não foram decorrentes de nenhum tipo de fraude visando modificar a intenção do voto.

No TRE-PR, o processo de auditoria iniciou-se nesta sexta (19), às 8h, pela verificação da integridade física das urnas. Foi constatado que elas não foram abertas desde a cerimônia de carga e lacração. Também foi conferido se em cada uma das urnas as assinaturas nos lacres correspondiam à assinatura dos juízes eleitorais responsáveis pela zona eleitoral à qual pertence à seção de onde foram retiradas as urnas.

Veja mais

TSE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here