Acordo em Juína (MT) garante implantação de plano de proteção no retorno às aulas

0
2

Recurso possibilitou a compra de milhares de itens, como 3,5 mil livros sobre higienização das mãos, 8 mil máscaras infantis, centenas de máscaras de acrílico e mais de 5 mil litros de álcool e desinfetante.

Como parte de um acordo na Justiça do Trabalho, a volta às aulas no município de Juína, no extremo norte de Mato Grosso, contará com todos os materiais necessários para a desinfecção das escolas e equipamentos de proteção para alunos e professores para o enfrentamento da pandemia da covid-19.

A conciliação, homologada pelo juiz Adriano Romero, da Vara do Trabalho de Juína (MT), põe fim a uma ação civil pública ajuizada em agosto pelo Ministério Público do Trabalho para garantir que o frigorífico JBS forneça, aos seus trabalhadores, documentos como folha de ponto, holerites, registro de advertências e suspensões, além de ficha de equipamentos de proteção individual (EPI).

Além de assumir o compromisso de disponibilizar mensalmente cópias dos registros da vida funcional aos empregados, e atender os pedidos feitos por ex-empregados, o frigorífico concordou em comprar todos os itens previstos no plano estratégico elaborado pela Secretaria de Educação de Juína para a prevenção da pandemia do novo coronavírus.

Dentre eles 3,5 mil exemplares do livro “Tá na mão” (em quadrinhos e na versão para colorir), cujo conteúdo ensina técnicas de higienização das mãos propostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), bem como 72 jogos e 30 quebra-cabeças da mesma coleção. O material didático destinado aos estudantes inclui ainda outros jogos e tapetes montáveis com a representação do coronavírus.

Quanto aos itens de proteção, destacam-se 8 mil máscaras infantis, 500 protetores faciais em acrílico, 6 mil luvas, 55 termômetros digitais, 60 aventais de segurança, macacões impermeáveis, máscaras reutilizáveis com respirador, luvas de cano longo e mais de 600 metros de tecido de algodão.

A lista inclui ainda 39 pias de louça, pulverizador profissional para limpeza, tapetes sanitizantes, 110 dispenser de álcool para parede, mais de 400 unidades de álcool em gel e mais de 4 mil de álcool 70%, água sanitária e desinfetante à base de amônia e quase 900 unidades de sabonete líquido.

Os envolvidos concordaram em fixar o prazo de vigência do acordo em dois anos, ressaltando que, em caso do descumprimento das obrigações nesse período, a empresa deverá pagar multa de 700 reais por trabalhador não atendido e prorrogação da vigência das cláusulas por mais dois anos.

Ação Civil Pública

Iniciada em agosto de 2020, a ação civil pública é resultado de um ofício enviado em 2019 pela Vara do Trabalho de Juína relatando o ajuizamento de diversas ações judiciais por parte de ex-empregados da JBS diante da negativa do frigorífico em fornecer administrativamente a documentação aos trabalhadores. A conduta dificultava a propositura de reclamação trabalhista, em especial dos dispensados do serviço, ficando os trabalhadores impedidos de buscar a reparação de eventual violação de seus direitos.

Diante do desrespeito às normas de direitos fundamentais dos trabalhadores, foi deferida liminar no início da tramitação do processo, determinando a entrega da documentação da vida funcional, tanto durante o contrato de trabalho quanto dos que já haviam encerrado o vínculo, sob pena de multa de 15 mil reais por trabalhador prejudicado.

Fonte: TRT da 23ª Região (MT)

$(‘#lightbox-njad_ .slider-gallery-wrapper img’).hover(
function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 0);
}, function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 1);
}
);
$(document).ready(function() {
var njad_autoplaying=false;
var njad_showingLightbox=false;
const njad_playPauseControllers=”#slider-njad_-playpause, #slider-njad_-lightbox-playpause”;
$(“#slider-njad_”).slick({
slidesToShow: 1,
slidesToScroll: 1,
autoplay: njad_autoplaying,
swipeToSlide: false,
centerMode: false,
autoplaySpeed: 3000,
focusOnSelect: true,
prevArrow:
‘,
nextArrow:
‘,
centerPadding: “60px”,
responsive: [
{
breakpoint: 767.98,
settings: {
slidesToShow: 3,
adaptiveHeight: true
}
}
]
});
$(“#slider-njad_”).slickLightbox({
src: ‘src’,
itemSelector: ‘.galery-image .multimidia-wrapper img’,
caption:’caption’
});
});


Fonte CSTJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here