Acolhidos do Albergue Noturno Dias da Cruz participam do projeto “Livroteca da Cidadania”, do MPF/RS

0
19

Geral
24 de Janeiro de 2023 às 14h35

Acolhidos do Albergue Noturno Dias da Cruz participam do projeto “Livroteca da Cidadania”, do MPF/RS

Geladeira customizada pelo artista em grafite Deivid Bizer disponibiliza livros acessíveis a todos os frequentadores da casa

Geladeira doada para a Instituição Espírita Dias da Cruz, de Porto Alegre,  customizada pelo artista em grafite Deivid Bizer, que servirá de livroteca


Imagens: Albergue Noturno Dias da Cruz

Mais uma das “Livroteca da Cidadania”, projeto do Ministério Público Federal no RS, está em funcionamento. A geladeira doada para a Instituição Espírita Dias da Cruz, de Porto Alegre, foi customizada pelo artista em grafite Deivid Bizer, voluntário, e está localizada na entrada do albergue desde a segunda quinzena de janeiro de 2023.

Este espaço especial, após a porta de detecção de metais do albergue, também foi customizado por frequentadores do local e pode ser acessado por todos os acolhidos pela casa que se encontram em situação de rua.

“A Livroteca representa uma espaço de acolhimento e interação dos usuários do albergue com a leitura”, destaca a assistente social no albergue, Joseane Menegotto. A participação no projeto representa uma iniciativa de humanização, ressocialização e incentivo à leitura, para os 100 acolhidos: homens, mulheres, crianças e LGBTQIA+, acolhidos diariamente pelo Albergue que faz parte da Rede de Proteção Social da Fundação de Assistência Social e Cidadania – FASC, da cidade de Porto Alegre, complementa Joseane. A doação do MPF feita em dezembro de 2022 incluiu, além da geladeira, kits de sprays e canetas para a customização e os livros que fazem parte da iniciativa e compõem a “livroteca”.

O projeto – Uma ação do Comitê da Cidadania da PR/RS, coordenada pelo procurador da República Rodrigo Valdez, e inspirada numa iniciativa do MPF em Santa Catarina, o Livroteca da Cidadania do MPF/RS tem a proposta de transformar geladeiras sem uso, obtidas por meio de parceria com o DMLU, em pequenas bibliotecas móveis, customizadas por artistas locais. As livrotecas são entregues para comunidades vulneráveis.

Para dar continuidade ao projeto, o Comitê está aceitando a doação de recursos via PIX, de sprays e de geladeiras. Em média, são necessárias sete latas de spray para cada geladeira – cada uma ao custo aproximado de R$ 22.

Maiores informações pelo email: lisaneberlato@mpf.mp.br.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Telefone MPF: (51) 3284-7200
Telefones ASCOM: (51) 3284-7200 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS



Fonte MPF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here